Dois Caminhos, Duas Autoridades

562.02Acontece que existem duas autoridades agindo aqui na conduta de desenvolvimento acima mencionada: uma é a autoridade do céu, que certamente transformará qualquer coisa prejudicial e má em boa e útil, mas virá em seu tempo, em sua própria maneira, fortemente, e depois de muito tempo. Depois, há a autoridade da terra. Quando o “objeto em evolução” é um ser vivo e sensível, ele sofre tormentos e dores horrendos enquanto está sob a “pressão do desenvolvimento” que abre seu caminho implacavelmente.

A “autoridade da terra”, no entanto, consiste em pessoas que adotaram esta lei de desenvolvimento acima mencionada sob seu próprio governo e podem se libertar inteiramente das cadeias do tempo, e que aceleram muito o tempo, ou seja, a conclusão da maturação e a correção do objeto, que é o fim de seu desenvolvimento. (Baal HaSulam, “Paz no Mundo”)

Temos um Ponto de partida A, a partir do qual a humanidade começa seu caminho e se move em direção ao objetivo final, o Ponto B. O objetivo final é a próxima situação, o mundo superior, a conclusão da correção.

Se tomarmos o poder do desenvolvimento em nossas próprias mãos e começarmos a agir, esse caminho será muito mais agradável.

Via de regra, começamos a partir de um momento particular de nossas vidas. Encontramos a sabedoria da Cabalá, vemos como nossas vidas são inúteis e começamos a usar essa sabedoria para alcançar rapidamente o ponto final do nosso desenvolvimento, que é idêntico para todos nós, a diferença está em como o alcançamos – seja pelo caminho do sofrimento ou pelo caminho da luz.

No caminho do sofrimento, acontecimentos terríveis nos aguardam, até mesmo uma Terceira Guerra Mundial. Em contraste, o caminho da luz é o caminho da realização, quando desde o início eu começo a agir para atingir meu estado futuro, aproximo-me dele e, finalmente, o alcanço.

Pergunta: Se estou no caminho do sofrimento, poderei chegar ao ponto B? Em qualquer caso, em algum momento terei de chegar ao caminho da luz, simplesmente muito mais tarde e ainda assim passar pela mesma coisa. Ou seja, a entrada no último ponto só é possível por meio da luz?

Resposta: Você está certo em geral. O caminho do sofrimento lhe eleva em qualquer caso; você passará por uma seção específica do caminho, após a qual poderá cair novamente, subir novamente e cair novamente, e assim por diante, até chegar ao mesmo ponto final. Pode haver entradas e saídas. Em princípio, não depende apenas de você, mas da época em que vivemos, da condição geral da humanidade e de outras circunstâncias.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 14/07/19