Desejos E Paixões De Duas Palavras

531.02Zohar para Todos, Lech Lecha, item 96: O mais oculto é dado aos sábios de coração. Três graus se apegam um ao outro: Nefesh, Ruach, Neshama.

Nefesh, Ruach, Neshama são os três graus de realização do mundo superior, os três graus de realização do Criador, aproximando-se do Criador e equivalência com Ele.

Quando uma pessoa é preenchida com a luz do primeiro grau, o grau de Nefesh, ela se sente semelhante ao Criador no estado de pequenez.

“Sêmen” significa a inclinação espiritual dentro de nós que nos foi dada, a partir da qual começamos a nos desenvolver. Isso não tem nada a ver com erotismo. Não há erotismo no mundo espiritual. Existem desejos e paixões de doação, mas não de recepção.

Eles são chamados pelos mesmos termos que os desejos e paixões animalescas são chamados em nosso mundo porque há uma impressão no corpo animal como uma cópia das qualidades e ações espirituais. Naturalmente, no mundo superior não há conexão com o que está acontecendo em nossos corpos. Em nosso mundo, este é apenas um instinto que promove a reprodução física mais o desenvolvimento do egoísmo. Não mais do que isso.

Comentário: No entanto, o instinto humano ganhou um caráter bastante poderoso. Até influencia nossa cultura.

Minha Resposta: Tudo em uma pessoa é assim: “o amor e a fome governam o mundo”. Por amor, queremos dizer paixão animalesca.

Na espiritualidade também “o amor e a fome governam o mundo”. Isso vem da mesma força, mas atua em direções diferentes. Passando pelos mundos espirituais, essa força tem sua própria qualidade e seu próprio aspecto de manifestação lá. Quando ela entra em nosso mundo, se manifesta de uma maneira completamente diferente em atração, saciedade e prazer animalescos.

Portanto, há uma diferença na compreensão do mesmo texto por uma pessoa comum e um Cabalista. Por exemplo, um Cabalista, lendo o “Cântico dos Cânticos”, entende-o como uma grande paixão pela doação, pelo Criador, pela adesão a Ele.

No nível espiritual, essas são qualidades completamente diferentes do que no nível animalesco. É porque em nosso mundo existe apenas a natureza inanimada, vegetativa e animal, e o nível de “homem” não existe aqui. “Homem” já é um nível espiritual em nós, uma qualidade de doação.

As pessoas em nosso mundo são chamadas de pessoas ou “humanas” de acordo com a meta que devem alcançar, de acordo com o que está preparado para elas, mas não de acordo com o grau em que existem por enquanto.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 18

Comente