“Como Duas Respostas Para Uma Única Pergunta Podem Estar Certas, Mas Ainda Assim Contradizerem-se?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Duas Respostas Para Uma Única Pergunta Podem Estar Certas, Mas Ainda Assim Contradizerem-se?

Se a pergunta está sendo ouvida por pessoas que estão em diferentes níveis de desenvolvimento, mesmo que cada uma ouça a mesma pergunta, elas podem ouvi-la de maneiras opostas. Cada uma que ouve não a pergunta, mas a resposta, também a ouve a seu modo – de acordo com o nível de seu desenvolvimento. O que é correto para uma pessoa pode parecer incorreto e até oposto para a outra.

É por isso que as pessoas não podem se entender até que alcancem uma forma de desenvolvimento altruísta. Temos que supor que os níveis de desenvolvimento determinam o fato de que cada pessoa ouve algo diferente a cada vez. É porque aquilo que ouvimos e entendemos ontem pode acabar sendo o oposto do que ouvimos e entendemos hoje. É por isso que nossa abordagem para cada pessoa deve ser completamente relativa. Nada pode ser tomado como um axioma, como algo absoluto.

Nesse ponto, devemos entender que, por um lado, tudo é predeterminado com antecedência e, por outro lado, tudo depende da pessoa – e não podemos apreender essa lei com nossa mente. Dizemos que tudo desce e vem de cima – é como se tudo fosse conhecido de antemão e, ao mesmo tempo, afirmamos que uma pessoa é capaz de mudar algo e alcançar resultados que dependem apenas dela. Não podemos combinar os dois, ou seja, que tudo depende de si mesmo e que tudo é determinado de antemão.

Precisamente graças ao entendimento de que isso se relaciona a dois níveis de desenvolvimento, a duas formas nas quais uma pessoa existe – podemos suavizar a aparente contradição e entender que tudo se correlaciona apenas com a pessoa.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente