Aniversário Do Homem

742.03O desejo de receber não desaparece e não se extingue em nós, mas gradualmente aprendemos a usá-lo para doar. A qualidade de recepção, que é chamada de Malchut, permanece em nós, e a qualidade de doação, a qualidade de Bina, é revestida nela. Portanto, tornamo-nos semelhantes ao Criador e somos chamados de homem, Adão, isto é, semelhantes (Edome em hebraico) à força superior.

Desta forma, a pessoa pode avançar tornando-se cada vez mais parecida com o Criador. Isso significa que ela sobe os graus de equivalência de forma com a força superior. Ela quer preferir o governo do Criador ao governo da criação, preferir o desejo de doar ao desejo de receber. Então ela sobe desse mundo, onde a qualidade de Malchut reina, para o mundo superior, onde a qualidade de Bina governa.

Ainda não entendemos o que significa “fé acima da razão”, isto é, o governo de Bina sobre Malchut. Estas parecem ser palavras vazias para nós até que façamos essa transição de Malchut para Bina. Malchut permanece, mas se esconde dentro de Bina, e Bina envolve Malchut e lhe dá forma, isto é, determina seu comportamento, controlando Malchut.

E Malchut apoia Bina; quanto mais Malchut cresce, mais alto ela eleva Bina. Portanto, o Criador diz às criaturas: “Vocês Me fizeram”.

Dentro do nosso egoísmo, o Criador está no grau mais baixo de todos os graus possíveis e, portanto, se esconde de nós. Mas quanto mais alto O elevamos acima do nível de Malchut, mais podemos revelá-Lo. Nós elevamos o Criador, Bina, para reinar sobre Malchut. É assim que superamos nosso egoísmo e estabelecemos o Criador como rei do mundo.

A partir do momento em que tomamos uma decisão interna de que Bina governará Malchut, que a fé governará a razão, o nível humano começa a se desenvolver em nós. E este marco do nosso desenvolvimento é chamado de “Rosh HaShanah” (ano novo). Declaramos que neste dia nasceu o primeiro homem, Adam HaRishon, um homem nasceu em nós, algo já semelhante ao Criador. A partir deste momento começa um novo período, o “ano novo”.

É por isso que este mundo foi criado: para que a pessoa eleve a qualidade de doação acima da qualidade de recepção, substituindo a força do egoísmo pela força de doação. E quanto mais alta a qualidade de Bina, mais alto nosso desejo de receber aumenta com ela, até que toda Malchut sobe a Bina e então a Keter. Isso completa todas as correções da criação preparadas para nós pelo Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/09/21, “Fé Acima da Razão”