A Caverna Dos Antepassados E Suas Propriedades

923Zohar para Todos, Lech Lecha, Item 104: Quando o Ruach sai deste mundo e entra na caverna de Adam haRishon e os patriarcas, eles lhe dão lá uma carta como um sinal, e ele vai para o Jardim do Éden. Quando ele se aproxima, ele encontra o Querubim lá e aquela espada flamejante que gira em todos os sentidos. Se ele for recompensado, eles veem a carta que é o sinal, abrem o portão para ele e ele entra. Se não, eles o repelem para fora.

Do ponto de vista espiritual, uma caverna é um lugar onde uma pessoa passa nove meses de desenvolvimento intrauterino e aí vive. Em outras palavras, uma caverna é o nível inanimado do habitat ao seu redor. Inicialmente, as pessoas viviam em cavernas porque o microclima de uma caverna é o melhor para o homem. As pessoas sabiam escolher um lugar favorável para morar.

Uma caverna tem propriedades especiais; estamos cercados pelo poder da Terra por todos os lados. Não sentimos isso porque hoje vivemos em prédios altos, em andares acima do solo. E de acordo com a Cabalá, a pessoa não deve ficar muito longe disso.

É claro que, em nosso tempo, tudo isso realmente não importa mais. Devemos usar outras forças.

Quando uma pessoa atinge o estado de entrar na caverna dos antepassados ​​onde Abraão, Isaque e Jacó estão localizados, as três linhas, ela encontra essas propriedades básicas da raiz de sua alma. Adam HaRishon, de quem essas três propriedades espirituais vêm, também está lá.

Esta caverna também é chamada de Machpelah, que significa caverna dupla, ou seja, a união de Bina e Malchut.

Não é apenas uma caverna. Podemos dizer que há outra nela: Malchut e Bina em Malchut, ou Bina e Malchut em Bina. Ou seja, das duas propriedades de Bina e Malchut, quatro propriedades são obtidas: Malchut, Bina, Bina em Malchut e Malchut em Bina.

Estas são as quatro propriedades chamadas pelo nome do Criador: Yod-Hey-Vav-Hey ou HaVaYaH. Quando a pessoa as descobre em si mesma e as molda corretamente, passa a perceber quem a criou e quem a dirige.

As quatro letras dão a ela a primeira qualidade espiritual na qual ela ascende e se torna cada vez mais semelhante ao Criador. Assim, ela chega aos portões do Jardim do Éden. Se ela se prepara corretamente, os anjos, isto é, as forças, que agora deveriam revelar nela o estado chamado Jardim do Éden, agem sobre ela.

E se ela não estiver preparada, apesar do fato de ter recebido todos os ingredientes abaixo: tanto o encontro dos antepassados ​​quanto a chamada carta (Igeret, Mikhtav), ela não atinge o nível do Jardim do Éden, ele não pode revelar essa propriedade em si mesma, e deve descer e começar sua subida novamente.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 19