Se O Marido Sair …

515.02Comentário: Irina escreveu: “Como posso explicar ao meu marido que ele não tem o direito de me deixar? Temos três filhos. Eu o perdoo por tudo, por todas as suas infidelidades, sua falta de amor e assim por diante. Eu disse a ele: ‘Faça o que quiser, só não vá embora’. Ele está indo embora. E percebo que não vou conseguir viver sem ele e nem os filhos. O que devo fazer? Diga-me. Implorar para ele ficar ou deixar assim? Não sei”.

Minha Resposta: Minha regra na vida é que tudo pode acontecer, mas se houver filhos envolvidos, a pessoa é obrigada a morar com eles e criá-los. Não pode ser de outra forma!

Comentário: O que essa mulher deve fazer?

Minha Resposta: Bem, o que você pode fazer? Você entende, você não pode mantê-lo à força. Não existem tais leis.

Pergunta: O que há sobre nós, isso é tão …?

Resposta: Estúpido egoísmo masculino, que é estragado pela atenção da mãe. Portanto, nada é bom o suficiente para ele.

Mas as mulheres também não são educadas para criar um lugar para o homem que ele queira chamar de seu ninho, sua casa, etc., para que ele não queira partir. Nem mesmo para trabalhar ou para qualquer lugar longe de sua casa. Um lugar que seja calmo e convidativo. Isso deveria ser ensinado, e não é.

Construir uma família deve ser uma matéria ensinada no ensino médio – uma aula separada e séria, ministrada algumas vezes por semana, quando tudo isso é discutido desde a infância por meninos e meninas. Deve ser discutido seriamente para que gradualmente se acostumem com os relacionamentos que construirão entre eles no futuro. Isto é muito importante! Não existe. Essa é a verdadeira administração doméstica.

É incrível o quanto avançamos em algumas coisas, mas nisso temos uma regressão absoluta. E não podemos substitui-la por nada. Não é como criar outra máquina ou uma nova tecnologia para substituir outra. Isso é simplesmente insubstituível!

Comentário: Bem, dizem que uma pessoa se tornou mais livre, ela se tornou …

Minha resposta: Torna-se mais livre! Dos deveres necessários na vida. E no final…

Acho que essa pandemia e mais algumas ondas semelhantes surgirão em nosso caminho. Isso nos forçará a criar um lar, lar doce lar, como dizem, para cada um de nós. Parece uma palavra desatualizada e repulsiva.

Mas seremos forçados por essa pandemia e por algumas outras coisas porque, no final, se descobrirá que uma pessoa terá que ficar mais em casa e terá de ser cuidada. Um homem segundo os seus caminhos e uma mulher segundo os dela. E os filhos também. A natureza nos colocará em nosso lugar, mas isso vai levar algum tempo.

Comentário: Então, devemos dizer para esse cara que está saindo para pensar muitas vezes nos filhos que está deixando para trás?

Minha Resposta: Certamente! Se ele tem tal esposa e filhos. Não há mulher melhor do que aquela com quem você vive e com quem viveu por muito tempo. Vocês têm filhos e os criaram juntos. Isso cria um vínculo, é claro.

Talvez vocês já tenham netos também, ou algo assim. Tudo isso é criado pela natureza e não há substituto para isso.

Pergunta: Isso tem que entrar no coração, certo?

Resposta: Sim. Tudo acontece na vida, mesmo coisas que são muito difíceis e vergonhosas de lembrar ou mencionar. Mas deve haver um tabu: a família não deve ser desfeita. Mesmo uma família ruim, não importa o que seja, não deve ser quebrada!

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 24/06/21