Resistindo Ao Egoísmo

566.02Profetas, Josué 11:6: E o Senhor disse a Josué: “Não tenha medo deles, porque amanhã a esta hora entregarei todos mortos a Israel. A você cabe cortar os tendões dos cavalos deles e queimar suas carruagens”.

Isso significa: não dê aos desejos egoístas a oportunidade de se aproximar de você. Se você não pode lidar com eles, assuma a defensiva e faça de tudo para privá-los dos meios de lutar contra você.

Um grande problema surge porque esses desejos são tão poderosos que você dificilmente pode resistir a realizá-los. E o Criador é fraco aqui. O problema é que nós mesmos entendemos que temos que resistir a eles.

Comentário: Mas neste caso, os israelenses eram fortes. Eles quebraram as carruagens, ou seja, o egoísmo de ataque.

Minha Resposta: Sim, mas o egoísmo atua em muitas direções e com grande astúcia. Vitória após vitória, é bom. Mas por que mais tarde as pessoas estão sofrendo uma derrota e, além disso, uma grande derrota geral? Porque o egoísmo é nossa natureza.

Embora nos pareça que estamos vencendo, a vitória, em geral, é puramente externa. E para realmente conduzir as pessoas à unidade umas com as outras e com o Criador, é necessário lutar com o próprio Criador, que organiza tudo isso, tanto enfraquece quanto fortalece. Como é dito sobre Jacó: “Você lutou com os reis e lutou com o Criador e venceu”.

Vencer significa forçar o Criador a ajudá-lo a recriar a si mesmo. Depois de um esforço constante, quando você percebe que não tem forças, é um movimento natural.

Pergunta: Acontece que nem reis nem Israel têm livre arbítrio? Aqueles são aquecidos e estes são aquecidos.

Resposta: Não, Israel tem livre arbítrio para que constantemente fortaleça sua unidade contra o egoísmo e entende que não pode fazer nada – apenas pedir ao Criador.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 02/08/21