Procurar A Felicidade Ou Simplesmente Viver?

760.2Nas Notícias (“Por Que Nossa Busca Pela Felicidade Pode Ter Falhas”): “É uma emoção ligada à melhoria da saúde e do bem-estar, mas nossa obsessão em ser feliz é uma receita para a decepção, questiona Nat Rutherford. …

“No entanto, mais e mais aspectos da vida são julgados em termos de sua contribuição para o fantasma da felicidade. Seu relacionamento, seu trabalho, sua casa, seu corpo, sua dieta fazem você feliz? Se não, você não está fazendo algo errado? Em nosso mundo moderno, a felicidade é a coisa mais próxima de um summum bonum, o bem supremo do qual fluem todos os outros bens. Nessa lógica, a infelicidade se torna o summum malum, o maior mal a ser evitado. Existem algumas evidências de que a busca obsessiva da felicidade está associada a um maior risco de depressão. …

“Por não entender a felicidade, a concepção moderna aumenta a probabilidade de decepção. … Em vez disso, tente com Aristóteles abraçar essas manchas e florescer apesar delas”.

Minha Resposta: Concordo total e claramente! Para uma pessoa comum, é assim. E se ela realmente deseja encontrar a felicidade, deve primeiro entender o que ela é, proceder a partir daí e alcançá-la.

Pergunta: A felicidade vem o tempo todo, depois vai embora, vem e vai embora novamente. Como você pode definir o que é a felicidade e aproximá-la para que ela não seja ilusória e para que realmente alcancemos a felicidade?

Resposta: Deve ser real e não que todos tenham sua própria felicidade e mudem constantemente.

Pergunta: É necessário buscar a felicidade o tempo todo ou não – a felicidade real?

Resposta: Você não precisa procura-la. Você precisa defini-la. Ela existe e existe em apenas uma forma – na compreensão do sentido da vida. Apenas o que existe no presente e não o que você inventa para si mesmo repetidamente com base em sua condição.

Portanto, se você sabe exatamente como revelar esse sentido, ele o levará adiante, revelará o sentido da vida cada vez mais, e ao encontrar o sentido da vida, mesmo que esteja infeliz e insatisfeito com ele, você ainda será feliz porque entende o sentido da vida.

Pergunta: Qual é o sentido da vida quando posso me sentir infeliz no caminho?

Resposta: Significa que você ainda não é capaz de se desenvolver a ponto de compreender o sentido da vida.

Pergunta: E entender isso me deixará feliz?

Resposta: Sim. O fato de você aspirar a isso. Que o sentido existe fora de você! Mesmo isso já cria um sentimento de felicidade em você.

Que existe vida e felicidade nela, e a felicidade está em compreender o sentido desta vida. Mesmo que eu ainda não entenda, mas estou caminhando em direção a isso, já estou feliz. Já estou absorvendo isso, ansioso por um futuro encontro com ele.

Pergunta: É incrível quando estou feliz no caminho! Que tipo de felicidade é essa, por favor me diga?

Resposta: É estar feliz em sentir a harmonia do universo.

Pergunta: Eu entro nessa harmonia e também me torno harmonioso?

Resposta: Sim. É como entrar em um buraco negro e revelar absolutamente tudo lá!

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 10/06/21