Prescrição Universal Para Fadiga

962.7Pergunta: Qual é a maneira certa de descansar para uma pessoa que começa a estudar a ciência da Cabalá? Talvez ela não precise descansar, mas pode dedicar cada minuto para se mover em direção à meta? Ou você ainda precisa relaxar de alguma forma?

Resposta: Talvez devesse haver um lugar para recreação e esportes. Mas tudo isso está dentro de uma estrutura muito limitada. O principal é estudar, trabalhar, comer e descansar.

Pergunta: Existe repouso da mente, repouso mental? O esporte, é claro, é o descanso físico. Posso estudar, mas ao mesmo tempo pensar, continuar trabalhando muito.

Resposta: Pessoalmente, eu relaxo mentalmente quando leio ou ouço histórias anedóticas, não algumas misturas grosseiras, mas aquelas nas quais o brilho da mente se manifesta.

Em geral, eu simplesmente mudo de uma ação para outra: eu estudo O Zohar, artigos do Baal HaSulam e Rabash, me preparo para aulas, dou palestras e entrevistas. Como minha ocupação muda o tempo todo, não me sinto cansado.

Pergunta:  Existe algo em que as forças mentais podem ser exauridas se uma pessoa seguir um caminho espiritual?

Resposta: Não. Isso não pode aontecer na Cabalá.

Pergunta: Em geral, enquanto estuda Cabalá, uma pessoa pode perder força?

Resposta: Isso está fora de questão porque a pessoa está conectada a uma fonte superior. Se o cansaço se manifesta, é pelo fato de você já estar fazendo a mesma coisa há muito tempo. Passe para outro e você verá que tudo passa.

Uma pessoa sempre recebe a força para dar o próximo passo. A prescrição universal para a fadiga é mudar para outra coisa na mesma direção.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 19/07/21