“Por Que Ainda Acreditamos Mais No Nacionalismo Do Que Na Humanidade Como Um Todo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Ainda Acreditamos Mais No Nacionalismo Do Que Na Humanidade Como Um Todo?

Quanto mais desenvolvidos somos, mais amplamente percebemos nossas vidas e a vida humana em geral. Ficamos interessados ​​em um mundo cada vez mais amplo. Nos tempos antigos, éramos fechados em nossas famílias e, depois, em nossas aldeias e, em seguida, em nossas cidades. Hoje, estamos fechados em nossos países, mas o desenvolvimento moderno e a globalização nos mostram que estamos globalmente interconectados e interdependentes.

É por isso que nosso ego hoje envolve o mundo inteiro. Na medida em que entendermos nossa interdependência global, sentiremos o mundo inteiro como nosso lar. Não há saída e parece que temos a obrigação de cuidar de todos. Quando sentirmos essa pequena aldeia global como nosso lar comum, sairemos de nossas fronteiras nacionais e entraremos nas fronteiras humanas, em uma dimensão que é comum a todos.

Nesse ínterim, no entanto, nos descobrimos incapazes de nos relacionarmos uns com os outros e que estamos fechados em nosso ego, cada um em suas respectivas camadas. Esse paradoxo, essa colisão, dá origem a muita tensão e representa uma ameaça à nossa existência. Portanto, precisaremos buscar uma solução para que o mundo se torne menos ameaçador. Portanto, vamos ter fé de que em breve ascenderemos acima de nossas fronteiras nacionais e rumamos para o infinito.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.