“O Permafrost Está Descongelando (E Essa É Uma Má Notícia)” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: O Permafrost Está Descongelando (E Essa É Uma Má Notícia)

O permafrost, a camada congelada de solo que sustentou a tundra ártica por milênios, está acelerando seu degelo. Vários anos atrás, os cientistas notaram que o gelo que eles pensavam que nunca iria derreter estava diminuindo rapidamente. Em 2017, a BBC publicou um artigo de Jasmin Fox-Skelly. “Faz quase um século que tomamos antibióticos”, escreveu ela. “No entanto, o que aconteceria se fôssemos repentinamente expostos a bactérias e vírus mortais que estão ausentes há milhares de anos ou que nunca vimos antes? Podemos estar prestes a descobrir”, concluiu ela. “A mudança climática está derretendo os solos permafrost que foram congelados por milhares de anos e, à medida que os solos derretem, estão liberando vírus e bactérias antigos que, estando dormentes, estão voltando à vida”.

Podemos não estar cientes disso, mas o potencial destrutivo desses germes pode diminuir o dano que o bug atual está causando. Eles podem realmente prejudicar a humanidade, pois temos imunidade zero contra esses microorganismos, pois não há nada parecido com eles atualmente em existência que possa nos preparar para sua chegada.

Além disso, enquanto os cientistas temem o despertar de vírus e bactérias, acho que pode haver formas de vida ainda mais complexas que podem voltar da extinção à existência. Peixes, sapos e até pássaros podem aparecer de repente. Não temos ideia do que está adormecido sob o gelo e qual aquecimento global está gradualmente revivendo.

Devemos perceber que a natureza é um sistema único e fechado. Nada termina nisso e nada começa. Quando chega a hora, as coisas se manifestam; quando chega a hora, eles desaparecem. Mas nada deixa de existir; ele apenas espera até que seja hora de reaparecer.

As mudanças que infligimos à natureza tornam as coisas mais rápidas e de maneiras que não podemos entender. Portanto, a única certeza é que o inesperado vai acontecer, embora não possamos prever como vai se desenrolar, que forma terá, com que rapidez aparecerá e que consequências terá. Tudo o que podemos dizer com certeza é que não estaremos preparados para isso, pois não pode nos preparar para o desconhecido e imprevisível.

Embora não possamos nos preparar para o imprevisível, podemos evitar sua chegada. Visto que a mudança climática está derretendo o permafrost ártico, e nós, de acordo com a maioria dos cientistas, estamos causando isso, podemos desfazer o dano que estamos causando ao clima eliminando sua causa.

Os cientistas atribuem as mudanças climáticas às emissões de gases e outros fatores causados ​​pelo homem. No entanto, essa visão ignora um fato-chave: a natureza é um sistema completo, fechado e interdependente, não um monte de elementos separados. Uma vez que tudo afeta todo o resto, um elemento com defeito no sistema perturba toda a natureza e desequilibra todo o sistema. Conserte esse elemento e você restaurou o equilíbrio da Terra.

Quando você olha para o mundo, evidentemente existe apenas um elemento disfuncional em tudo isso: a humanidade. Somos tão corruptos que nem mesmo podemos admitir que somos a razão dos desastres que nos atingem. O pai de meu professor, o grande Cabalista Yehuda Ashlag (também conhecido como Baal HaSulam), comparou a natureza humana ao anjo da morte: ele nos força a beber um néctar mortal. Mesmo que essa gota seja colocada na ponta de uma espada, somos muito fracos para resistir a ela. Abrimos a boca, levamos a ponta da espada até a boca e deixamos a gota mortal cair em nossas gargantas.

Ainda não chegamos lá, mas estamos nos aproximando rapidamente. Nossa única arma é a consciência de nossa natureza e o apoio mútuo para facilitar a mudança. Se ajudarmos uns aos outros a superar nossa natureza autodestrutiva, que nos mata precisamente por nos concentrarmos apenas em nós mesmos, em vez de no sistema em que vivemos, poderemos nos salvar. Se insistirmos em pensar apenas em nós mesmos nessa hora, morreremos.

Somos o único ser que tem uma vontade deliberada, uma intenção de fazer mal, possuir, dominar, humilhar e imortalizar a nós mesmos. Essa intenção é a raiz de todos os cataclismos que afetam nosso planeta e a humanidade. Se nos ajudarmos a construir uma sociedade equilibrada e harmoniosa, equilibraremos toda a natureza, pois ela consertará o único elemento quebrado da realidade. Se evitarmos a tarefa e nos limitarmos a nossos egos, nenhum remédio nos salvará do desastre.