O Avanço Está À Frente

259.02Comentário: Você diz que um papel importante na revelação da verdadeira natureza do universo deve ser desempenhado pelo povo judeu que a Cabalá chama de “Israel”, que não é uma nação, mas uma qualidade espiritual, uma direção rumo a esse objetivo.

No entanto, o egoísmo que amadureceu na sociedade desse povo está impedindo o surgimento de uma força capaz de corrigir algo.

Minha Resposta: Verdade, mas ainda assim há uma fresta de esperança. Procedendo precisamente desta propriedade egoísta, com a qual Israel está saturado, o povo ainda clamará que não pode mais suportar seu terrível egoísmo, e tentará escapar dele, ou seja, de si mesmo.

Então a oportunidade de se elevar acima da própria natureza para a propriedade de doação e amor se manifestará em uma pessoa. Eu vejo esse avanço à frente.

Pergunta: Esse avanço deve necessariamente acontecer por meio do sofrimento, novas vítimas e conflito sem fim com o ambiente externo de Israel? Ou é possível chegar a isso de uma forma mais gentil?

Resposta: Em geral, sim e não. O fato é que toda mudança ainda passa por desacordo, algumas vivências, compreensão, elevação acima de si mesmo, aceitação de algo novo. O que antes era considerado bom torna-se ruim e o melhor está à frente. Ou seja, a lei da negação ainda funciona aqui.

Comente