No Mundo Dos Desejos

276.02Em nosso mundo, cada pessoa tem muitos desejos diferentes. Mas o mais básico deles, que inclui totalmente todos os desejos, é o desejo de desfrutar, de se satisfazer; é o ego de uma pessoa. Todos eles são inerentes a cada um de nós em vários graus. Todos são guiados precisamente por seus próprios desejos e oportunidades de preenchê-los.

Os desejos com os quais nascemos são totalmente egoístas. Vemos isso começando com crianças pequenas e terminando com quase todas as pessoas no mundo. Somente uma criança pequena não conta com nada; ela grita e exige que seus desejos sejam satisfeitos.

Os adultos já entendem que não podem fazer tudo para satisfazer seus desejos às custas dos outros. Temos problemas e conflitos porque queremos algo constantemente e o mundo ao nosso redor, as pessoas ao nosso redor, podem não concordar com isso.

O desejo de uma pessoa de satisfazer seu egoísmo sempre encontra algum tipo de restrição ou mesmo contradição por parte daqueles ao seu redor. Portanto, estamos constantemente tentando entender como podemos preencher a nós mesmos de uma maneira que não recebamos rejeição dos outros.

Existem desejos egoístas em ação quando eu quero me realizar e tenho sucesso. Esses desejos estão em todos, mas nem sempre são possíveis de realizar e, portanto, a pessoa sofre.

Existem desejos de realizar-se que são realizados na ação de doação. Se, por exemplo, eu amo alguém, minhas ações externas podem ser dar, não receber, mas ao mesmo tempo eu desfruto, me realizo. Damos presentes a um ente querido, mas ainda assim, isso não é dar, mas receber. Afinal, em princípio, ao mesmo tempo, eu me preencho. Eu dou esses presentes para mim mesmo, não para outra pessoa.

Em nosso mundo, dar a outra pessoa de graça, sem satisfazer seu desejo, seu egoísmo, é impossível.

Para nos ensinar como fazer isso, existe a ciência da Cabalá. Mas aqui também existem muitas condições diferentes. Essa é uma ciência difícil.

Assim, o desejo de desfrutar em nós é graduado no desejo de receber, no desejo de doar, de receber para si mesmo, de receber para o benefício de outro, de dar a outro e de dar para desfrutar a si mesmo.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 23/07/21