Longe E Perto

232.01Profetas, Josué – 9:9, 9:11: Eles lhe responderam: “Teus servos vieram de uma terra muito distante por causa da fama do Senhor, do teu Deus. Pois ouvimos falar dele, de tudo o que fez no Egito.

E os nossos líderes e todos os habitantes de nossa terra nos disseram: ‘Juntem provisões para a viagem, vão encontrar-se com eles e digam-lhes: Somos seus servos, façam um acordo conosco’”.

Após a captura das cidades de Jericó e Ai, todos começaram a temer os israelitas, e os reis que estavam por perto se reuniram para lutar contra os israelitas.

E apenas os habitantes de Gibeão agiram astutamente. Eles fingiram ser pessoas pobres que vinham de longe, e Josué fez uma aliança com eles para não tocá-los. Portanto, quando ele entrou na cidade de Gibeão, ele não a destruiu.

Então israelenses comuns murmuraram: “Por que não destruímos essa cidade?” Ao que receberam a resposta: “Fizemos uma aliança com eles”. Ou seja, eles erroneamente determinaram que esses desejos, suas intenções, não são hostis.

Pergunta: Por que se alguém vem de longe, não deve ser tocado? O que você quer dizer com perto e longe?

Resposta: Perto e longe são determinados não pela distância, mas pela ideologia, pelo desejo superior antiegoísta. A ideologia dos israelenses é reunir e adorar um Deus, um poder, a propriedade de doação e amor: “ame o seu próximo como a si mesmo”.

Todos os outros tipos de forças, e há muitos deles, são egoístas. Naturalmente, eles são opostos aos desejos altruístas, não podem ser corrigidos e devem ser destruídos. Em primeiro lugar, os mais próximos.

E o fato de que os israelenses se enganaram e não destruíram os habitantes de Gibeão que os enganaram é apenas porque eles firmaram um tratado com eles. Isso é sagrado: você prometeu, você deve cumpri-lo. Embora os habitantes de Gibeão conseguissem isso por engano, eles se protegeram da destruição.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno”, 26/07/21