Força Destrutiva Do Nosso Mundo

115.05Pergunta: Você fala muito sobre egoísmo, que é a força destrutiva do nosso mundo. O que é isso e como uma pessoa, que pensa que está longe de ser um egoísta e é um homem justo, pode entender que as raízes do egoísmo estão profundamente enraizadas nela e devem ser trabalhadas?

Resposta: O egoísmo é a única força central do mundo em que existimos. Apenas o egoísmo, isto é, o desejo de fazer tudo da melhor maneira possível para si mesmo, reina em todos os níveis: inanimado, vegetativo, animal e humano.

Esta força governa todos os seres criados, inanimados, vegetais, animais e a essência humana, e é chamada de “egoísmo”. Ao mesmo tempo, praticamente não contamos com nada, é inerente a nós. Não estou interessado no que acontecerá a outra pessoa, a menos que isso me prejudique. Essa é a nossa natureza.

Por outro lado, está em contradição com todos os detalhes do universo. Se todos forem guiados dessa forma em relação aos outros, iremos simplesmente estrangular, matar e ferir uns aos outros.

Se tivéssemos algum tipo de equilíbrio, “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”, chegaríamos a um estado em que não teríamos medo um do outro e desejaríamos um ao outro o que desejamos para nós mesmos.

Portanto, o mais importante que precisamos alcançar é o equilíbrio com a natureza e as pessoas ao redor. Caso contrário, nós, como hoje, existiremos às custas uns dos outros e, portanto, toda a nossa vida será dedicada apenas a compensar o egoísmo.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 29/07/21