Como Sentir O Criador, Parte 2

527.03A Base Espiritual do Homem

Mas atingir o seu emanador é uma deficiência em relação a si mesmo, e este é o seu ser. (Baal HaSulam, Fruto do sábio, Volume 2, “Da Minha Carne, Verei a Deus”)

A realização do Criador está originalmente embutida na alma. A pessoa anseia não por compreender a si mesma na vida, mas por atingir a raiz da vida, o Criador.

Existe um registro de informações espirituais dentro de nós chamado Reshimo, que é revelado de tempos em tempos e exige sua realização. Essa é a base espiritual do homem. Por isso sentimos necessidade de saber tudo: Quem sou eu? Para que estou vivendo? Para onde estou indo, etc.?

Uma pessoa não pode ficar indiferente a essas questões porque, se ficar, quem ela é e para que vive? É muito importante para ela descobrir sua origem e destino, pelo menos o ponto de partida e de chegada de sua existência terrena. Caso contrário, simplesmente vivemos como bestas e ainda piores do que bestas, porque elas não têm todas essas perguntas.

A questão é como perceber nossos impulsos internos e encontrar respostas para eles.

Aqui, a sabedoria da Cabalá vem em nosso auxílio e explica tudo muito claramente. Mais tarde, se desejamos obter revelação, temos que fazer esforços sérios.

Ou seja, ela se sente como um ser emanado. Todos os seus eventos visam a ele, e essa é a deficiência que ela sente – que será capaz de atingir seu emanador.

Quanto mais elevada a alma, mais fortemente ela anseia por isso.

Mesmo pelas pessoas que nos procuram para estudar, pode-se ver quão forte, estável e consistente é seu anseio ou, por outro lado, quão inconsistentes são e podem facilmente deixar tudo e ir embora. Esse é o primeiro ponto.

Em segundo lugar, uma pessoa é testada ao receber todos os tipos de obstáculos na vida e ela mostra a si mesma e às forças superiores que a desenvolvem até que ponto está pronta para permanecer no caminho, para continuar se desenvolvendo, e não tem intenção de dar ou seguir quaisquer interrupções corporais.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 23/06/19