Como A Independência É Conquistada

608.01Pergunta: O que é independência do ponto de vista da Cabalá?

Resposta: A independência é obtida apenas na linha do meio na medida em que você pode se elevar acima do seu egoísmo por um lado e acima da propriedade da propriedade do Criador por outro lado.

Ou seja, você deseja ser independente tanto do seu próprio desejo quanto do desejo do Criador. Ao se elevar na linha média acima de ambos, você obtém independência.

Nosso grande professor Baal HaSulam compara isso ao exemplo do convidado e do anfitrião. Suponha que eu vá visitar você e você me trate com todos os tipos de comida. Digamos que você, como Criador, sabe o que eu quero porque criou todos os desejos em mim. Você me oferece todos os pratos, tudo que eu possa me satisfazer, exatamente na quantidade e qualidade que me despertou de antemão.

Se eu começar a comer, no final estarei sujeito ao meu desejo. Não serei independente porque dependo totalmente do meu desejo e de você. Mesmo se eu recusar, o desejo de usar esse desejo e esses prazeres não desaparecerá em mim e continuarei dependente de você.

Como posso agir para ser independente tanto de você como anfitrião, como o Criador, e de mim mesmo, meu egoísmo, como a criação, para me elevar acima disso, para estar acima disso? Imagine que oportunidade o Criador dá a uma pessoa! Como isso pode ser feito?

Se eu começar a usar meu egoísmo para comer suas guloseimas, mas não por mim (embora eu goste), mas para agradar você, eu faço de você (porque você quer que eu desfrute) um consumidor, meu “cliente”, um convidado. Eu mesmo me transformo em um mestre.

Aqui temos uma inversão muito interessante de nossos estados, nossos status: eu me elevo acima de tudo. O Criador tornou possível para uma pessoa, como Seu filho amado, elevar-se acima de si mesma e acima Dele na linha do meio. Dessa forma, ganhamos independência, eternidade, perfeição e liberdade absoluta!

O Criador precisa de nós para alcançar isso porque Ele é a perfeição. Ele não pode criar nada imperfeito.

Pergunta: Esse estado de independência é chamado de perfeição?

Resposta: É a única perfeição.

Comentário: Por outro lado, dizemos que somos dependentes uns dos outros, que todas as almas estão ligadas umas às outras e somos todos um só organismo.

Resposta: Sim, nós, criaturas, dependemos uns dos outros, mas não do nosso egoísmo, que é criado em nós pelo Criador, e não do próprio Criador.

Para me elevar acima de mim mesmo, preciso me conectar com os outros, para alcançar a qualidade de “ama teu próximo”, a propriedade de doação. Se eu fizer isso elevando-me acima do meu egoísmo, que permanece em mim, e o usar com a qualidade de doação e para me tornar como o anfitrião, o Criador que quer me tratar, eu me elevo acima de tudo e me torno totalmente independente.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 6