A Maneira Como O Criador Nos Cria

231.02Pergunta: Uma pessoa que está no mundo espiritual que revelou a força chamada Balaam (serpente) entende por que essa metamorfose absolutamente incrível acontece nela?

Resposta: Ela sente e compreende que qualidades negativas são reveladas nela: este é Balaão, e este é o Faraó, este é Balaque e este é Hamã, e assim por diante. Ela sabe exatamente que qualidade está sendo manifestada nela naquele momento.

São graus elevados em que uma pessoa avança como se apoiada em duas pernas, esquerda e direita, e avança. Ela corrige o egoísmo em desenvolvimento e se eleva acima dele. Então o egoísmo é revelado nela novamente, e ela se eleva acima dele novamente.

Comentário: Acontece que um Cabalista, ao ascender cada vez mais alto, revela algo mais, até mesmo aquilo que podemos não saber em nosso egoísmo: onde está a serpente, onde está Balaão.

Minha Resposta: Claro, se estivermos apenas no nível do nosso mundo, essa serpente não tem nada a ver conosco. Fale com as pessoas. Elas não se sentem egoístas! E se sim, estes são brinquedos comuns, geralmente aceitos: roubar, matar e enganar.

Esse não é o egoísmo com o qual trabalhamos no mundo espiritual. Uma forma completamente diferente de egoísmo está aí. Não temos ideia do que poderia ser. Parece-nos que o egoísmo existe apenas entre nós em nossos relacionamentos terrenos.

Mas o verdadeiro egoísmo é dirigido contra o Criador. O verdadeiro egoísmo é quando eu quero escravizar o Criador, usá-lo, como no conto de fadas “O Pescador e o Peixe Dourado”, “Ela quer que você seja seu próprio servo, para seguir seus comandos e suas incumbências”.

O Criador, por um lado, brinca conosco por meio da serpente e, por outro lado, diretamente por meio Dele mesmo. Como resultado, Ele nos permite brincar com Ele como um adulto brinca com uma criança e a criança como se o usasse.

Mas Ele faz isso para que a criança receba propriedades e forças Dele, então novamente caia no egoísmo e, ao absorvê-lo, ela cresça.

Essa é uma boa ação teatral pela qual você tem que passar. É para isso que vivemos. Faz de você uma pessoa porque você começa a incluir dentro de você, não o nosso mundo, mas duas enormes forças espirituais: a luz e a força oposta a ela. Ao combiná-las corretamente em você, você adquire a forma do Criador. Portanto, o homem, Adão, é traduzido como “semelhante ao Criador”. Esse é o estado que devemos alcançar.

E a serpente Balaão e todas essas qualidades negativas, tudo que passamos neste mundo, nos ajudam nisso. Só precisamos saber como trabalhar corretamente com eles.

E se, enquanto estudamos Cabalá, temos oportunidades adicionais, então, nessa medida, propriedades negativas ainda maiores serão reveladas em nós. Saberemos quem é a serpente: Balaão, Faraó. Todas as propriedades serão reveladas em nós e nos elevaremos acima delas e nos tornaremos espirituais.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 16