“Startup De Israel: Luz Para As Nações” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Startup De Israel: Luz Para As Nações

Contemple o mundo cintilante da florescente indústria de tecnologia de Israel nos últimos anos. Os jovens, principalmente entre 25-35 anos, tornaram-se subitamente muito ricos à medida que suas startups se transformam em “unicórnios”, empresas privadas com um valor superior a um bilhão de dólares.

Este fenômeno não é o espetáculo à parte de alguns poucos sortudos. Hoje, é considerado um dos principais motores que impulsionam a economia israelense. Esses novos ricos se tornaram um modelo para muitos jovens e o sonho tornado realidade da mãe judia israelense: o empresário de alta tecnologia que faz fortuna.

Com o dinheiro que os jovens empreendedores de alta tecnologia recebem, compram apartamentos e veículos de luxo, investem, iniciam e se livram das preocupações econômicas. Mas eles não param de se engajar na vida normal entrando em férias permanentes. Eles também não param de trabalhar apenas por causa dos enormes acréscimos em suas contas bancárias. A razão para isso é que o dinheiro não é a principal força motriz do seu trabalho.

Sua fonte de atração para a indústria é a competição excitante, o prazer do jogo e da criação, a alegria da invenção e inovação. Essas são as coisas que os enchem de satisfação absoluta, e o ganho econômico é apenas um belo bônus, embora bem-vindo, mas não aquele que mudará fundamentalmente sua ocupação. Podemos entendê-los.

A tecnologia é um campo intrigante e interessante e, em certo sentido, é como se a indústria lhes desse uma centelha de divindade – capaz de criar e mudar o mundo, melhorar a vida e influenciar a sociedade por meio de alguns toques no teclado.

O campo da tecnologia hoje tem o poder de gerar mudanças tremendas e, para os judeus, ainda mais. Portanto, não é por acaso que Israel está se posicionando como líder mundial neste setor.

A mente judaica foi construída para a inovação. Se explorássemos a mente judaica por meio de imagens cerebrais, ela não mostraria nenhuma área especial que seja excepcional e, ainda assim, é conectada de forma diferente: tem a tendência de combinar discernimentos contraditórios em um, a capacidade de combinar os opostos em um todo, aproveitar positivo e negativo para o mesmo carrinho.

Desde a formação do povo judeu nos tempos antigos de Abraão, a mente judaica foi projetada para trazer soluções espirituais para o mundo quando elas são necessárias: juntar ódio e amor e uni-los em uma criação emocionante, o ápice do desenvolvimento da sociedade humana. Mas, enquanto isso, até que esse objetivo esteja totalmente amadurecido, a mente judaica se interessa por alta tecnologia. Não apenas na criação de software, mas no desenvolvimento e pesquisa para fortalecer a nação israelense como uma potência de alta tecnologia para que estejamos firmes em todas as áreas, especialmente na área militar, onde proteção e capacidade de ataque são necessárias para continuarmos a sobreviver como um pequeno país.

Ao dizer isso, não estou sugerindo que todos os membros da nação deve se sentar diante de uma tela de computador. Em vez disso, podemos antecipar que em um futuro próximo aproximadamente 30% da sociedade trabalhará com alta tecnologia, enquanto o restante se envolverá em outras profissões essenciais à sociedade, como medicina e engenharia, agricultura e ensino.

Também vale a pena se preparar para a integração suave de um influxo de novos imigrantes para Israel com antecedência. Não há dúvida de que suas contribuições irão beneficiar a indústria de alta tecnologia e dar-lhe impulso. Quando chegar a hora, quando o Estado prosperar ainda mais no atendimento às necessidades das pessoas, identificaremos e descobriremos a única coisa principal que ainda nos falta: o sentido espiritual – saber quem somos, para que vivemos, qual é o nosso papel como povo em relação ao mundo. Essas serão as perguntas que irão flutuar naturalmente à superfície quando o teto do desenvolvimento material for alcançado. Uma resposta clara a essas perguntas nos dará um sentido completo para a vida.

Nosso objetivo é nos tornarmos uma sociedade unida, um poder espiritual, uma “luz para as nações”. Se anteciparmos o desenvolvimento de uma tendência como essa, faremos uma fortuna eterna. Os frutos de tal indústria fornecerão um novo ímpeto e intelecto para nos impulsionar a descobrir e realizar uma fase totalmente nova no desenvolvimento humano: um milênio de paz.