Só Um Idiota Não Desiste

627.1Pergunta: Churchill fez um discurso para os meninos na Harrow School. “Esta é a lição: nunca ceda, nunca ceda, nunca, nunca, nunca, nunca – em nada, grande ou pequeno, grande ou mesquinho – nunca ceda, exceto às convicções de honra e bom senso. Nunca ceda à força; nunca ceda ao poder aparentemente opressor do inimigo”. O que “nunca, nunca, nunca desista” significa para você?

Resposta: Significa constantemente, pelo menos com frequência, sentir-se desapontado e desejar apenas desistir de tudo, isolar-se do mundo inteiro, desconectar-se dele e assim por diante. E recomece em um minuto. Desista de novo e comece tudo de novo.

Não acho que exista tal idiota que nunca desiste. Churchill também não era assim.

Não desistir significa que mesmo quando você desiste, você deve entender que existe uma força agindo sobre você agora que simplesmente o empurra para terminar o que está fazendo e iniciar uma nova fase.

Pergunta: Você está dizendo que é como se uma fase terminasse e a próxima começasse? E sempre há uma queda nessa transição?

Resposta: Com certeza! Do contrário, você não pode começar nada novo se não ficar desapontado com o passado. Você deve experimentá-lo como se fosse a morte. Ou seja, não sobra nada! Nem mesmo eu, é claro, em primeiro lugar – eu. Tudo cai no esquecimento!

Pergunta: Então, de onde vêm as forças para sair desse estado?

Resposta: Justamente porque você quer simplesmente se desfazer de tudo isso e cortá-lo, é a partir daí que começa uma nova etapa, do zero.

Pergunta: É assim que você a percebe. Mas e uma pessoa comum?

Resposta: O mesmo.

Pergunta: Os pensamentos são para desistir de tudo, para deixar tudo, bons pensamentos?

Resposta: Bons pensamentos. Sem eles, você não terá nada de novo.

Pergunta: E você diz o mesmo para uma pessoa comum?

Resposta: Todos precisam disso porque toda a natureza é baseada no fato de que dois estados mudam constantemente: recepção e doação, mais e menos, escuridão e luz, e assim por diante. Portanto, a próxima subida é impossível sem decepções.

Pergunta: Existem tais fenômenos quando uma pessoa passa pela vida e nunca desiste?

Resposta: Só se ela for uma idiota. Eu conheci essas pessoas. Mas elas são treinadas para ser assim, se não nascerem assim. E são como brinquedos de corda: há uma chave na parte de trás, deram a corda nelas e elas foram assim durante toda a vida.

Que você tenha muitas manhãs, tardes, dias e noites, e que elas mudem muito rapidamente. O mais importante é viver o maior número de vidas possível durante uma vida.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 11/02/21