Se Deus Não Existe, O Que Existe?

610.2Pergunta: Foi feita uma pergunta que preocupa muita gente: “Por que você diz que não acredita em Deus? Além disso, você diz que Deus não existe. Pelo que entendi, esse é um truque especial, porque então você continua dizendo: ‘O Criador, o poder superior e a natureza’. Você nos confundiu”.

Resposta: Isso mesmo. Não o confundi, foi você quem inicialmente ficou confuso e eu quero esclarecê-lo. Mas, para resolver isso, precisamos que você veja como você está confuso. Então você entenderá como voltar das ideias imaginárias para a verdade.

Se você e eu tentarmos dar alguma definição geral do que é Deus, você descobrirá que o Deus que você imagina agora não existe. E o que estou dizendo está lá.

É a natureza, a força superior da natureza. A diferença é muito grande: eu me relaciono com toda a criação, com Deus, com o Criador, com a natureza, como algo que existe na realidade, fisicamente, que devo revelar por mim mesmo, sentir em meus sentimentos? Ou é algo tão amorfo que eu apenas digo “Deus, meu Deus” e nada mais. Ainda temos que determinar isso.

Pergunta: Ainda assim, você pode dizer às pessoas se existe um Deus ou não?

Resposta: A única força de toda a natureza em todos os mundos, incluindo o nosso mundo imaginário chamado de “olam demyoni” – “mundo imaginário”, a força superior, que inclui absolutamente tudo e naturalmente também nós, é chamada de Criador.

Pergunta: E como devemos interagir com Ele, com essa natureza, com o Criador?

Resposta: Isso é o que a Cabalá ensina. Você chegou a uma linha reta: “Como ainda posso me voltar ao Criador? O que devo fazer? Como posso encontrá-Lo? Como posso equilibrar meu estado em relação a Ele? Em geral, o que devo fazer da minha vida? Como devo viver? E se de repente eu obter algo por isso?”

Aqui precisamos entender o que é o Criador. A Cabalá lhe diz como agir para que você não se sinta mal. Isso é tudo.

Pergunta: Então, uma pessoa não se sentirá mal?

Resposta: Sim. E por que você ora?

Comentário: Para que eu me sinta bem e todos ao meu redor se sintam bem, meus parentes, meus filhos.

Minha Resposta: Estamos falando de realmente sentir o painel de controle do mundo e começar a controlar realmente o seu destino. Isso é dado ao homem. E a força superior que conhecemos, o Criador, quer que cheguemos a isso.

Pergunta: O Deus em que muitos outros pensam, não existe?

Resposta: Ele não existe.

Comentário: E há um Deus, como você diz, que se chama …

Minha Resposta: O Criador, a força superior. Essa é a força mais elevada da natureza, que inclui toda a natureza. O próprio Criador é Deus. A própria natureza é Deus. Só que não é a natureza do nosso mundo, mas um mundo que tudo abrange, que já podemos revelar a tal ponto que podemos nos fundir com ela, com essa natureza. Podemos até governá-la. O Criador quer que estejamos neste nível, para que nos tornemos parceiros Dele.

Pergunta: O que você quer dizer com a palavra “natureza”?

Resposta: Quero dizer todos os mundos. Nosso mundo nem conta, é claro. Todos os mundos, que incluem cinco mundos, que em geral são incluídos e governados por uma única força, uma única lei, é essa lei da unidade que é o Criador.

Pergunta: Existe um Deus para você?

Resposta: Existe um Criador para mim. É aquele que criou tudo e você, e quer que você cumpra seu destino – alcançar o nível Dele, ser como Ele.

Portanto, uma pessoa é chamada de “Adão” da palavra “Domeh” – “semelhante” ao Criador, a qualidade de doação, a propriedade da criação e a qualidade de governar todos os mundos. Esse é o estado que uma pessoa deve alcançar, absolutamente todas as pessoas em nosso mundo! É incompreensível para a mente? Sim. Mas cada pessoa chegará a isso. Quer ela queira ou não.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 26/11/20

Comente