“Qual É A Relação Entre Liberdade Individual E Responsabilidade Social?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Relação Entre Liberdade Individual E Responsabilidade Social?

A sociedade deve sentir, compreender e decidir sobre a fronteira entre a liberdade individual e a responsabilidade social, e não o indivíduo.

A pessoa vive principalmente em sociedade e, em última análise, a vida de uma pessoa deve ser para o benefício da sociedade. Por isso, um grande problema é fornecer o conhecimento que nos permita sentir o bem social como equivalente ao bem de cada indivíduo. Em outras palavras, os objetivos de um indivíduo e da sociedade humana como um todo devem ser os mesmos: alcançar um estado de benefício mútuo de cada pessoa para o círculo maior da sociedade humana. Então, cada um de nós viverá de acordo com nossa lealdade para com a sociedade.

Além disso, a sociedade deve influenciar cada indivíduo elevando o valor da responsabilidade social e do benefício à prioridade máxima, recompensando cada indivíduo que age para beneficiar a sociedade com respeito, mérito e apreciação.

Devemos, portanto, compreender até que ponto somos todos influenciados pela sociedade. O que a sociedade deseja é o que todo indivíduo deseja, pois todos precisam do apoio da sociedade. Nosso eu, ou seja, nosso ego, é ativado pelos valores que recebemos da sociedade.

Se a sociedade não der atenção aos atos egoístas que beneficiam os indivíduos em detrimento da sociedade e respeitar os atos altruístas que beneficiam a sociedade, todos se esforçarão para realizar atos altruístas a fim de serem respeitados e sentir que são importantes e benéficos para a sociedade. Queremos que outros nos apoiem e falem favoravelmente sobre nós. Se conseguirmos incutir uma influência social altruísta, começaremos a nos realizar ao máximo para beneficiar a sociedade.

É por isso que a sociedade precisa ser o fator que estabelece a fronteira entre a liberdade individual e a responsabilidade social.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.