“Qual É A Diferença Entre Uma Guerra Justa E Uma Guerra Santa?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Diferença Entre Uma Guerra Justa E Uma Guerra Santa?

Eu diria da seguinte forma: uma guerra justa é um indivíduo, um grupo ou um país que luta para defender sua existência e seu território. Se certas forças atacam com o intuito de eliminar ou derrubar um indivíduo, grupo ou nação, o sujeito em defesa de si tem a justificativa de batalhar para salvar a própria vida, a vida de seu povo e suas fronteiras. Sobre esse princípio está escrito: “Se ele veio para matar você, mate-o primeiro” (Sanhedrin, 72:1, Gemarah).

Os países não devem atacar outros países, mesmo em certas formas “humanitárias”. Eles só devem usar a ajuda de forças internacionais quando tentarem alcançar a paz ou algum tipo de diálogo. No entanto, eles não devem fazer guerra e empregar força militar.

É por isso que a única guerra justa é se forças externas atacarem com a intenção de matar e, em resposta, o indivíduo/grupo/nação em defesa de si tem o direito de se levantar contra o agressor e matá-lo, e até mesmo de ser o primeiro a começar a guerra. Se, entretanto, forças externas não se levantaram contra um indivíduo, grupo ou nação com a intenção de matá-los, nenhuma guerra pode ser travada, não importa qual seja a desculpa.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.