“Por Que Há Tanto Abuso De Drogas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Há Tanto Abuso De Drogas?

O ego humano, que vem crescendo há quase 6.000 anos, constantemente nos estimula a ter como objetivo uma realização cada vez maior. Quanto mais nos desenvolvemos, mais queremos, e esse desejo nos força a desenvolver a sociedade humana, realizando o que consideramos um progresso em todos os campos da atividade humana.

No entanto, como resultado de tal desenvolvimento, ficamos desesperados na esperança de nos tornarmos verdadeiramente satisfeitos. Até mesmo vários jovens que crescem no mundo de hoje olham em volta e, ao contrário de nós, não sentem mais o desejo de viver neste mundo. Desespero, abuso de drogas, depressão e suicídio tornam-se mais característicos da juventude de hoje do que de qualquer outra época, porque devido às suas encarnações passadas, ou seja, nossa vida passada, eles sentem que este mundo deixará de fornecer-lhes qualquer realização significativa. É por isso que se voltam para as drogas – simplesmente para esquecer a vida, para se desapegar dessa vida miserável e abandonar os sentimentos de vazio e até de desamparo que têm.

Esse é o motivo de tanto uso de drogas, além de vários outros problemas como depressão, solidão, ansiedade e suicídio, especificamente em nossa época. O ego humano está chegando ao fim de seu desenvolvimento, a um ponto em que teremos que passar para um novo mundo altruísta, onde existimos em uma conexão harmoniosa e positiva uns com os outros, e onde não mais tentaremos nos realizar com constantes tentativas de absorver egoisticamente em nós mesmos de nosso entorno. Pelo contrário, nossa realização futura virá de contribuir. Não há limites para doar, e por meio da construção de um novo paradigma que valorize a contribuição das pessoas para a sociedade acima de suas conquistas materialistas-individualistas, vamos pavimentar o início de uma nova direção positiva para o mundo.

Eu espero que isso se concretize na prática. Se isso acontecer, veremos uma reversão dramática nas quantidades de abuso de drogas e outros problemas em escalas pessoais, sociais, econômicas e até ecológicas.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.