“Por Que A Vida Humana É Considerada A Mais Importante Do Que O Resto Das Formas De Vida?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que A Vida Humana É Considerada A Mais Importante Do Que O Resto Das Formas De Vida?

Precisamos primeiro perceber que o sistema coletivo da natureza é construído como uma pirâmide. A camada mais baixa da pirâmide é o nível inanimado. Ele está na base da pirâmide e inclui o universo com suas estrelas e planetas.

A próxima camada superior da pirâmide é o nível vegetativo, que é toda vegetação e vida vegetal na Terra.

Depois vem o nível animado, que consiste em toda a vida animal em nosso planeta, e no topo da pirâmide está o nível falante – o ser humano – que não se relaciona com o corpo humano, já que pertence ao nível animal, mas ao aspecto qualitativo interno que nos torna humanos.

Portanto, a vida humana é naturalmente mais importante do que outras formas de vida e níveis da natureza.

Isso não se deve a um desejo egoísta de superioridade. É porque incluímos as outras formas de vida contidas na pirâmide dentro de nós. Ao desenvolvermos uma atitude equilibrada e harmoniosa em relação uns aos outros e à natureza em geral, corrigiremos a nós mesmos e a natureza como um todo. Por exemplo, os problemas e desastres ecológicos que ocorrem em nosso mundo não são mais do que fenômenos que nós mesmos projetamos sobre a natureza. É por isso que a vida humana e o papel do ser humano na natureza são de extrema importância.

Ainda temos que descobrir que nossa atitude egoísta em relação a nós mesmos e à natureza traz desastres no nível ecológico, bem como crises que vivenciamos na sociedade humana. Se passarmos por um tipo específico de autotransformação – desenvolvendo atitudes altruístas e conexões positivas uns com os outros acima de nosso egoísmo inato – ao fazer isso, também veremos como a natureza se transforma positivamente. É por isso que precisamos entender que os desastres ecológicos de nossos tempos dependem exclusivamente de nossas atitudes em relação aos outros e à natureza.

Experimentamos essas crises não devido ao desequilíbrio da natureza. Em vez disso, nós mesmos causamos o desequilíbrio na natureza no nível de nossas atitudes uns com os outros e com a natureza.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente