Passagem Da Jordânia Para A Terra De Israel

749.02Pergunta: Nos primeiros capítulos do livro “Os Profetas” (Josué), ele afirma quais leis devem ser seguidas. É necessário não se desviar das instruções da Torá e não usar sua própria mente, mas a mente do superior. Então tudo ficará bem. O que significa usar as instruções que o Criador deu a Moisés, ao povo?

Resposta: Sair do Egito é uma maneira de escapar do poder do egoísmo. A travessia do Mar Vermelho simboliza a separação de pensamentos, desejos e motivações egoístas.

Entrar no deserto é um estado intermediário entre o poder do Faraó e o poder do Criador. Portanto, o deserto tem suas próprias leis que devem ser observadas a fim de passar esse estado.

E é tal que você não pode usar seus desejos porque eles são egoístas e ainda não foram corrigidos. Mas você pode estar em um estado de elevação acima deles e não aplicá-los.

Ao cumprir essa condição, o povo gradualmente se aproxima da fronteira da terra de Israel. Seu movimento continua por 40 degraus, de Malchut à Bina.

Isso significa que o egoísmo está aumentando constantemente, mas em etapas. E devemos nos elevar acima dele. Quanto mais egoísmo, mais a pessoa se eleva acima dele, não o usa e tenta trazer todos os seus pensamentos e sentimentos para mais perto da propriedade de doação, Bina.

Quando ela passa por esses estados e se afasta de Malchut (desejo egoísta), é dito que ela cruza o deserto e atinge a fronteira da entrada da terra de Israel.

Terra, Eretz, vem da palavra “Ratzon” (desejo). Yisrael (Yashar Kel) significa “direto ao Criador”.

A travessia do rio Jordão significa que as pessoas rompem completamente com seu passado egoísta e entram em um desejo que é direcionado apenas ao Criador. A transição é muito simbólica.

Quando o povo de Israel entra na terra da Jordania, Moisés (a propriedade que os guiou) se afasta deles, sobe o monte Nebo e, olhando de longe para a terra de Israel, morre. Embora esteja escrito na Torá que esse lugar é desconhecido até hoje, segundo a lenda sabemos aproximadamente onde isso aconteceu.

Então todas as nações que compõem Israel, as chamadas 12 tribos, ou seja, todos os desejos, cruzam o Jordão lideradas por Joshua Ben Nun (Josué).

Mas elas não podem simplesmente entrar na terra de Israel porque esta é uma maneira de sair de um estado egoísta para um altruísta, e elas ainda têm algum egoísmo nelas. Para romper completamente com o estado anterior, a pessoa deve finalmente cortar os últimos desejos egoístas, o chamado prepúcio, de si mesma. E as pessoas realizam essa ação.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno”, 05/07/21

Comente