“O Que Devo Fazer Para Parar De Sentir Desespero?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Devo Fazer Para Parar De Sentir Desespero?

Se sentirmos desespero, devemos buscar a causa desse sentimento. No final das contas, ficamos desesperados porque, mesmo que vivamos até os 200 anos, ainda seremos incapazes de realizar nosso desejo de desfrutar.

Nosso desejo de desfrutar é nossa natureza. Ele nos empurra a desfrutar por meio de nossos desejos por comida, sexo, família, dinheiro, honra, controle, conhecimento e espiritualidade. O problema com esse desejo é que ele visa apenas o nosso benefício pessoal, então qualquer prazer que recebemos dura pouco e acabamos nos sentindo mais vazios à medida que nos desenvolvemos.

Quando chegamos a um estado de desespero de viver, um estado que todas as pessoas acabarão por atingir, então, para melhor lidar com esse sentimento, devemos buscar uma solução.

Como podemos sair do sentimento de desespero? Recebemos esta pergunta em última análise da natureza. A natureza é íntegra, perfeita e eterna, e nós também, em última análise, exigimos ser íntegros, perfeitos e eternos. Cada um de nós enfrenta esse dilema eterno e não encontra resposta. Alguns de nós podem ser capazes de pacificar essa questão com meios psicológicos ou contentando-se com certos prazeres por enquanto.

Porém, quanto mais nos desenvolvermos, mais seremos incapazes de pacificar nossas questões existenciais, e elas nos pressionarão cada vez mais para de alguma forma encontrar suas respostas. Qual, então, pode ser a solução para toda a nossa existência?

A sabedoria da Cabalá é um método que fornece a seguinte solução: precisamos mudar o mundo mudando a nós mesmos. O mundo é uma cópia de nós. Projetamos nossas qualidades em tudo o que está fora de nós. Portanto, se mudarmos nossas qualidades para espirituais, ou seja, para qualidades de amor, doação e conexão positiva, sentiremos um mundo diferente.

Em outras palavras, mudar a intenção da qual desejamos desfrutar – de benefício próprio para benefício dos outros e da natureza – é a chave para parar o desespero. Ao fazer isso, entramos em equilíbrio com a natureza e começamos a sentir seu fluxo de eternidade, harmonia e perfeição.

Baseado em uma Conversa com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.