O Impacto Das Fontes E Do Ambiente Certo

260Pergunta: Se uma pessoa se acostuma automaticamente a ler, digamos, O Livro do Zohar ou os Salmos, ou orar, isso a desenvolve?

Resposta: Sim. Se ela se envolve nisso o tempo todo, o Livro do Zohar ou qualquer outra fonte correta começa a influenciá-la, e vemos como ela muda.

Este é, em princípio, o seu valor. Onde mais podemos receber a força superior, a energia superior, a influência superior sobre nós? Devemos atraí-las até nós.

A influência da força superior vem precisamente como resultado de aprender, ler, estudar as fontes e, o mais importante, estar em uma sociedade especial, em um pequeno grupo especial – a dezena – que pode organizar um ambiente adequado para uma pessoa quando ela simplesmente cai sob sua influência e está pronta para mudar. E mesmo que ela não esteja realmente pronta, eles ainda a mudam.

Pergunta: Você recomenda ler as fontes da dezena duas ou três vezes ao dia para que se torne um hábito?

Resposta: Sim. Mas isso não é tudo. Afinal, a leitura das fontes muitas vezes acontece um a um: você e a fonte. E quando há você e o ambiente ao seu redor, isto é, não o inanimado, vegetativo e animado, mas humanos, pessoas especiais que mostram a você os relacionamentos certos e exigem o mesmo de você, acontece que você está puxando para si mesmo até níveis espirituais.

Pergunta: Muitas pessoas aprendem desde a infância a orar, a ler salmos, e uma pessoa os lê automaticamente porque foi dito que ela receberá algum tipo de recompensa por isso neste e no mundo futuro.

E se ela não está acostumada a isso desde a infância, ela começa a fazer a pergunta: “Por que eu deveria ler?” Pois ela não sente prazer nesses textos e não os entende. Como uma pessoa pode desenvolver um hábito aqui? Ou o hábito consiste em esforços? Você disse uma vez que fazer esforço se torna um hábito.

Resposta: Relativamente. Tudo depende da sociedade. O mais importante é criar o ambiente certo para qualquer pessoa, para quaisquer empresas, sociedades e pessoas, para que todos possam encontrar o ambiente em que possam se desenvolver corretamente.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 25/06/21