O Fracasso Da Ciência Moderna

263Pergunta: Há mais de dez anos, cheguei à conclusão de que a economia deveria ser integrada à psicologia e trabalhar com a psicologia econômica. Afinal, existe um distanciamento entre elas que atrapalha muito a sociedade de consumo. O que você pensa sobre isso?

Resposta: É difícil dizer como trabalhar com a psicologia hoje em dia porque as pessoas estão mudando muito rapidamente e, em geral, a psicologia é um reflexo do que entendemos, pensamos e sentimos. A economia também está ligada aos nossos desejos egoístas: nós os interpretamos corretamente e como conectamos todos os parâmetros.

Acho que a ideia por si só está correta e a direção, naturalmente, correta. Mas não acho que hoje a economia e a psicologia possam ser amarradas porque nenhuma delas é uma ciência, mas são o que uma pessoa imagina como lhe parece. É impossível construir um terceiro elemento sobre isso para conectá-las, porque essas áreas do conhecimento estão em um estado bastante instável hoje.

No entanto, chego à conclusão de que, sem mudar a natureza humana, não há como escapar, nada pode ser feito. Todas as nossas ciências e sistemas de gestão irão gradualmente revelar seu fracasso. Uma vez, no tempo de Newton, tudo estava certo e certo. Mas já ultrapassamos esta fase.

Hoje, a humanidade está entrando em um mundo completamente diferente, e teremos que sentir isso como um todo. Só assim poderemos gerenciá-la.

De KabTV, “A Ciência da Gestão”