Dia 15 De Av – Um Passo Do Ódio Ao Amor

935Chegou Tu B’Av (dia 15 de Av) – o dia do amor. É sabido que o dia 9 de Av é um dia de tristeza, destruição, catástrofe, um dia em que todo o mal é revelado. E seis dias depois chega Tu B’Av, um dia completamente oposto quando celebramos o dia da alegria, o dia do amor.

Toda essa alegria se constrói na tristeza do dia 9 de Av. Aquelas pessoas que descobriram e sentiram o dia 9 de Av como destruição poderão agora revelar o dia 15 de Av como um dia de alegria e amor, conexão.

Queremos construir relações boas e gentis ​​entre nós, mas não somos capazes de fazer isso, e nossas esperanças são destruídas duas vezes (a destruição dos dois Templos). Primeiro, desaba a esperança de viver em amizade, que se chama Templo no nível de Mochin de Neshama, e depois fazemos até uma tentativa de chegar ao amor, que também desaba, o Templo no nível de Mochin de Haya.

Nós falhamos duas vezes; nós construímos uma conexão e ela entra em colapso, e nós construímos novamente – e nova destruição. Mas cada nova construção se dá sobre as ruínas da destruição anterior e, portanto, depois dessas duas ruínas, pela terceira vez, conseguimos construir um Templo de amor, unidade, solidariedade e conexão.

Passamos pelos estágios de construção e destruição, revelando toda a quebra do dia 9 de Av e contra ele, fazendo esforços, seremos capazes de revelar a conexão e o amor, a revelação da força superior entre nós no dia 15 de Av.

Ao que parece, como alguém pode passar da destruição à construção e ao amor? Mas o fato é que ambos os estados vêm de uma raiz. Não estamos falando de uma construção, mas de uma construção dentro do coração. No momento em que sentimos uma quebra em nosso coração, ódio e rejeição, ruptura por ruptura, e realmente não queremos mais estar neste estado, a mudança do ódio para o amor acontece muito rapidamente.

Para fazer isso, você só precisa entender que toda a destruição está acontecendo entre nós, estamos destruindo o Templo por não querermos nos aproximar. Então vem a compreensão do mal, de que o nosso egoísmo é a causa de tudo e é necessário quebrá-lo para passar do ódio ao amor. Isso é chamado de “retorno à resposta” e pode acontecer instantaneamente. É por isso que o dia da tristeza é tão rapidamente substituído pelo dia do amor.

Em primeiro lugar, precisamos sentir que estamos realmente em destruição, em ódio, que causa todos os problemas em nossas vidas, todos os infortúnios. E assim chegamos à necessidade de alcançar o amor.

O dia 9 de Av simboliza a destruição do Primeiro e do Segundo Templos, e o dia 15 de Av (Tu B’Av) representa o Terceiro Templo e, portanto, é chamado de dia do amor. O amor, a conexão mais forte, é resultado de todas as nossas correções. E precisamos entender que não é sobre a construção, não precisamos construí-lo de pedra. Esse é um Templo que deve ser construído em nosso coração.

De KabTV, “A Paz”, 20/07/21

Comente