“Como O Mundo Seria Diferente Se Os Africanos Nunca Fossem Trazidos À América, Como Escravos Ou De Outra Forma?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como O Mundo Seria Diferente Se Os Africanos Nunca Fossem Trazidos À América, Como Escravos Ou De Outra Forma?

O mundo seria quase o mesmo, exceto a América, é claro, que pareceria completamente diferente. A América seria mais como uma nação da Europa Ocidental, como França, Alemanha e Inglaterra.

Por um lado, a América estaria mais fechada do que é hoje. Por outro lado, precisamos entender que a natureza se desenvolve de acordo com um plano definido e leva o mundo a um estado de equilíbrio. Portanto, não há sentido em discutir a história de uma forma subjuntiva, porque o desenvolvimento pelo qual passamos é absoluto. Precisamos dizer que o que aconteceu no passado tinha que ter acontecido, e não poderia ter acontecido de outra forma. Além disso, nunca devemos lamentar o passado, pelo contrário, devemos sempre pensar e agir com o presente e o futuro em mente.

Lamentar um determinado curso de eventos históricos é uma abordagem doentia, ineficaz e prejudicial à vida. Por quê? Porque o desenrolar da história está gravado na pedra, e tudo o que aconteceu foi para um propósito muito específico: nos guiar a um estado final de equilíbrio com a natureza. Portanto, estaríamos muito melhor se, a partir deste momento, nos ajustássemos de uma forma de “Se eu não for por mim, quem será?” e dizer em relação ao passado que: “Não há outro além Dele”, ou seja, que a natureza promulgou tudo exatamente como precisava. Não podemos mudar a maneira como nos desenvolvemos até o ponto atual e, portanto, não devemos nos concentrar nisso.

Portanto, não temos nada a lamentar sobre o passado. Se olharmos para o passado com tal abordagem, nos tornamos como a esposa de Ló, que se tornou uma estátua de sal, sem ganhar totalmente nada com isso.

Devemos, portanto, focar em nosso futuro. Como é um futuro positivo para a humanidade? Se nos concentrarmos em construir um futuro positivo para nós mesmos e para a natureza, chegaremos à conclusão de que somente alcançando a compreensão das leis da natureza, sabendo como a natureza funciona e observando essas leis, estaremos

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.