Transição Da Sabedoria Da Cabalá Para A Filosofia Primitiva

747.03Pergunta: Qual é a sua opinião, como Cabalista, sobre a helenização dos judeus? Como alguém poderia aceitar uma ideologia grega tão primitiva daqueles tempos e abandonar uma filosofia judaica muito avançada?

Resposta: O fato é que não entendemos muito bem aqueles tempos. A partir do século X a.C,, quando os judeus saíram do Egito e cruzaram o deserto para a terra de Israel, eles entraram em disputas entre seus clãs e famílias.

Moisés ficou do outro lado do Jordão; ele não entrou na terra de Israel. Como geralmente acontece quando um líder morre ou deixa seu povo, uma revolta começou. Alguns seguiram os líderes que surgiram entre o povo judeu, que acreditavam ser necessário adorar estátuas, fazer sinais e amuletos, construir santuários, etc.

Muitas tendências diferentes surgiram no país. Naturalmente, nada de bom saiu disso. As pessoas se dividiram em muitos grupos. Dez das doze tribos deixaram a terra de Israel porque não estavam dispostas a participar nas disputas entre si. Restavam apenas duas tribos que continuavam brigando entre si.

Por dez séculos, eles cresceram e caíram em seu compromisso com o verdadeiro Judaísmo. Havia muitas tribos diferentes vivendo na terra de Israel, e cada tribo tinha seus próprios deuses, suas próprias estátuas, etc. Portanto, os judeus tiveram golpes suficientes para interromper a adoração ao espírito e fazer a transição para a adoração de pedras.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 21/01/21