Servir Ao Criador

740.02Pergunta: Antes do povo entrar na terra de Israel, ela era chamada de Canaã – da palavra “Leachnia”, diminuir a si mesmo. O que isso significa dentro de uma pessoa?

Resposta: Essa é a propriedade de Abraão, que constantemente se anula perante o Criador. Se uma pessoa em seu avanço atinge o desejo (terra, Eretz – da palavra “Ratzon”, desejo) de se aproximar ainda mais do Criador, isso é chamado de vir para a terra de Canaã.

Pergunta: Embora em corporeidade Abraão tenha vindo para Canaã da antiga Babilônia, depois desceu ao Egito e novamente foi para Canaã, depois para Berseba, Sodoma e Gomorra, todos esses movimentos ocorreram dentro de uma pessoa. São mudanças de estado?

Resposta: Claro! Isso é exatamente o que acontece e é o mais importante. Isso se refere a mudanças internas, não externas.

Pergunta: Dizem que Abraão se sentou em uma tenda e ensinou a todos que queriam ouvir. O que ele ensinou a eles?

Resposta: O princípio do monoteísmo, que é a força positiva mais elevada (a propriedade de doação) que governa o mundo inteiro, e é essa propriedade que devemos adorar e cultivar em nós mesmos de todas as maneiras possíveis.

Pergunta: Abraão foi forçado a deixar Nimrod da Babilônia para Canaã. Mas houve uma fome e ele ainda teve que descer para o Egito. O que isso significa?

Resposta: Abraão, estando apenas na qualidade de doação, não pôde preencher-se no serviço ao Criador, em congruência com Ele nas propriedades.

Portanto, ele teve que abrir seu desejo às propriedades egoístas, de forma que em uma certa combinação entre propriedades egoístas e altruístas – receber e dar – ele pudesse se tornar corretamente como o Criador.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 11/06/21