Românticos Não Serão Os Únicos A Trazer Felicidade À Humanidade

294.2Se você quer construir um navio, não convoque os homens para juntar lenha, divida o trabalho e dê ordens. Em vez disso, ensine-os a ansiar pelo mar vasto e infinito.
(Antoine de Saint-Exupéry)

Minha Resposta: Sim. Isso é o que estamos criando. Estamos construindo um grupo que deve cruzar essa distância – um mar praticamente infinito – embora seja chamado de Yam Suf (Mar Vermelho, em hebraico), ou seja, o mar final entre nós e o Criador. É finito porque está além do egoísmo.

O próprio grupo é um navio. Nenhum navio é necessário, exceto o grupo. O grupo é este navio em que seus viajantes navegam para o destino desejado. O navio é simplesmente um esforço conjunto para ficar juntos, dar as mãos e fazer de si mesmos um vaso ou um navio no qual possam juntos cruzar o mar egoísta.

Pergunta: E não haverá vazamento? Não haverá buracos no navio?

Resposta: Eles terão que remendar todos ao longo do caminho.

Pergunta: Ou seja, eles aparecerão de uma forma ou de outra?

Resposta: Claro, necessariamente assim. Essa é a essência da travessia desse mar final. Isto é, quanto mais egoísmo se manifesta entre eles, maior é a conexão que devem construir entre si.

Pergunta: Isso é assim na Cabalá. Mas por que isso não acontece no mundo? Os líderes carismáticos vêm com ideias empolgantes, começam a reunir as pessoas ao seu redor como se estivessem construindo um vaso, e mesmo assim tudo vai pelo ralo.

Resposta: Porque no final das contas tudo gira em torno de dinheiro.

Comentário: Você nem disse: tudo é sobre o ego.

Minha Resposta: Não, é ainda pior. Muito mais baixo. Apenas dinheiro.

Pergunta: Você acha que todos esses líderes que acendem faíscas, tudo o que veem é dinheiro?

Resposta: Claro! Eles não podem pensar de outra maneira.

Comentário: Há um fato bem conhecido na história: os revolucionários chegam, há um período romântico em que as pessoas se aglomeram em torno deles, começa a luta pelos ideais, e tudo se transforma em derramamento de sangue e morte.

Minha Resposta: Então tudo isso é discretamente assumido por pessoas sérias, não românticas, para ganhar um bom dinheiro e poder com ele.

Pergunta: Mas como os românticos se vendem? O que está acontecendo com eles?

Resposta: Eles não têm cérebro. Eles funcionam puramente na paixão.

Pergunta: E existe tal espírito para fazer a humanidade feliz? Você entende esse espírito – trazer felicidade às pessoas?

Resposta: Esses são românticos. Você não trará nenhuma felicidade às pessoas. Porque as pessoas não precisam da sua felicidade romântica. As massas seguirão alegremente não o romântico, mas o pragmático.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 08/04/21

Comente