Relacionamentos Nos Quais O Criador É Revelado

962.2Comentário: Existe uma lei: “O que não alcançamos, não chamamos pelo nome”.

Minha Resposta: E como você pode nomear um objeto ou fenômeno se você não o atinge? Portanto, a força superior é chamada de Criador precisamente por causa de nossa realização Dele.

Além disso, você pode alcançá-Lo de uma forma, eu de outra, outra pessoa de outra, e assim por diante. Cada um à sua maneira. Mas, em princípio, todos os nomes do Criador, em sua conquista gradual pelo homem, conduzem-no a uma única forma onde, no final, todas as sensações do Criador se tornam abstratas. Você pode dar a ele epítetos como amor, doação completa, superior, perfeito. Mas, em geral, Ele não tem nome.

Pergunta: Então, pessoas que saíram do Egito, vagaram pelo deserto e registraram todos os relacionamentos que se manifestaram entre si, toda a gama de seus sentimentos e emoções – cada registro é uma certa sensação do Criador?

Resposta: Elas os registraram como pesquisadores. Percebendo entre si certos relacionamentos nos quais o Criador foi revelado, elas escreveram: “Tais e tais relacionamentos são iguais a tais e tais manifestações do Criador. Tais e tais relacionamentos são iguais a tais e tais manifestações do Criador”. E assim por diante. Esta é toda a Torá.

Portanto, é dito que toda a Torá são os nomes do Criador.

Pergunta: Há um número exato de nomes do Criador: 72. O que significa?

Resposta: 72 (Ayin, Bet) é a manifestação do Criador na forma da luz de Hochma, AB.

Comentário: Mas existem muitos nomes diferentes na Torá.

Minha Resposta: Cada um tem uma gradação diferente. Existem passos principais que você segue para alcançar a revelação completa do Criador e existem pequenos níveis pessoais.

De KabTV, “Estados Espirituais. Ele e Seu Nome são Um”, 25/05/21