Quando Começamos A Entender?

567.04Baal HaSulam, Pri Hacham, Cartas, Carta 1: Quanto à resposta que ele firmemente exige, devo responder que todos acreditam na Providência privada, mas não aderem a ela de forma alguma.

A razão é que um pensamento estranho e sujo … não pode ser atribuído ao Criador, que é o epítome do “bom que faz o bem”.

Todos acreditam que estamos em algum tipo de natureza, nos conformando com alguma força superior, mas como nos conectamos a ela, ninguém entende claramente.

O Criador nos criou e nos preenche com todos os tipos de pensamentos, desejos e impulsos diferentes, e nos empurra para algo. Além disso, como regra, nossos impulsos não são tão bons e não podemos ter outros.

Se sim, como podemos nos relacionar com os mandamentos do Criador e o que vai acontecer conosco com Sua bondade, com Sua existência absoluta? Afinal, tudo o que é revelado em nós é resultado de Sua influência.

Mas apenas verdadeiros servos do Criador, que realmente querem entender Sua Providência, que anseiam estar em um diálogo com o Criador, para alcançar o nível de compreensão mútua, para revelar como Ele os influencia e como eles podem influenciá-lo— “… apenas para os verdadeiros servos do Criador é que o conhecimento da Providência privada se abre, que Ele causou todas as razões que a precederam, tanto boas como más”.

Tudo o que aconteceu comigo até agora aconteceu porque o Criador planejou tudo com antecedência e cumpriu em mim e nas pessoas ao meu redor. Portanto, tudo que passei em minha vida não aconteceu sem Seu conhecimento, além de Seus poderes, além de Seu plano. Esta é realmente a primeira coisa que uma pessoa alcança antes de entrar no mundo superior.

Antes que um novo nível de realização apareça em uma pessoa, ela primeiro sente que tudo o que aconteceu a ela foi porque o Criador e somente o Criador preparou para ela.

Embora tenha experimentado grandes sofrimentos, confusões e problemas, não soubesse o que fazer e sentisse que seria melhor se tivesse morrido em vez de viver uma vida assim, ela começa a entender o quão feliz é com o que o Criador relatou com ela desta forma, porque tudo o que sente agora é o resultado dos estados terríveis pelos quais passou quando se sentiu perdida, zangada, desapontada e com medo.

“Então, eles são aderidos à Providência privada, pois todos os que estão ligados aos puros são puros”. A pessoa começa a compreender e sentir que tudo isso vem do Criador, que tudo isso se relaciona com o Criador e que é, portanto, absolutamente verdadeiro, puro e santo.

“Visto que o Guardião está unido aos Seus protegidos”, o que significa o Criador e Suas ações, “não há divisão aparente entre o mal e o bem. Eles são todos amados e são todos claros, pois todos são portadores dos vasos do Criador, prontos para glorificar a revelação de Sua singularidade”.

Não faz diferença como as pessoas pareciam no estado não corrigido em que eu estava quando vi que este era um ladrão, outro um bandido, outro um mentiroso e outro invejoso.

Agora que entendo que o Criador organizou tudo isso para mim de forma que eu pudesse percebê-los desta forma, eu sinto amor absoluto por eles, sinto que eles são iguais a mim, participantes dedicados em um grande esforço, a progressão da alma. E todos nós recebemos a influência do Criador apenas para revelar Sua singularidade.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 17/03/19