Por Que Precisamos Da Torá?

275Pergunta: Em que ponto começamos a transmitir a instrução espiritual, a Torá, por meio de nós mesmos?

Resposta: A Torá é o sistema de interação correta de todas as partes da criação (inanimada, vegetativa, animada e humana) e as leva a uma certa conexão mútua. Ou seja, a Torá é a implementação da correção do sistema de interação entre partes quebradas da criação, desejos quebrados, almas quebradas.

Pergunta: Eu começo a estudar a Torá no momento em que o desejo de sair do estado quebrado para o estado de unidade desperta em mim?

Resposta: Sim, e antes disso não há absolutamente nenhuma necessidade dela. Por muitos milhares de anos, a humanidade viveu em um estado em que a Torá era completamente desnecessária e até hoje muitos não precisam dela.

O período desde a recepção da Torá até a entrada na terra de Israel é um período de correção inconsciente; como uma criança que primeiro engatinha de quatro e depois aprende a andar, toda a humanidade aprendeu a comer, beber, construir e se desenvolver.

O desejo egoísta que existe em um indivíduo naturalmente o move automaticamente, e ele não precisa de nenhuma Torá, um sistema de conhecimento e ações artificiais, uma vez que receberá recompensa ou punição diretamente da natureza em resposta às suas ações. Eles vão ensiná-lo de uma forma simples e concisa.

Mas quando chegamos ao estado de que devemos conscientemente entrar em contato com as leis da natureza, precisamos conhecê-las para cumpri-las conscientemente. Começamos a sentir que, se fizermos isso de forma egoísta, como antes, sofreremos muito com isso.

Em nosso tempo, a humanidade está revelando sua depravação, o que pode nos levar a tanto sofrimento onde apenas devoramos uns aos outros. É por isso que a Torá é revelada.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno”, 19/05/21