Para Criar Boas Conexões

571.03Pergunta: Se não cultivar uma intenção altruísta, se não me unir, entro em estado de guerra? Com quem devo me unir: com meus desejos interiores ou com outras pessoas?

Resposta: Você deve se unir a toda a nação para que nenhum outro impulso surja em você, seja no nível dos gregos ou ainda mais no nível dos romanos. Porque “gregos” e “romanos” são duas qualidades egoístas que surgem claramente em uma pessoa.

Pergunta: Por que não basta apenas lutar e corrigir seus desejos interiores? Por que devo também me conectar com outras pessoas que vejo ao meu redor?

Resposta: O objetivo do desenvolvimento da humanidade é que todos se desenvolvam individualmente o mais alto possível em relação aos outros e, ao mesmo tempo, se conectem a partir dessa individualidade com o resto nos laços de amor, assistência mútua e conexão.

Pergunta: Se estou empenhado em minha própria correção, não basta apenas se sentar e corrigir meus desejos?

Resposta: Corrigir como? Em que consistirá a sua correção? Que você estará conectado a outros de sua própria espécie acima do seu próprio egoísmo, que o afasta deles.

Pergunta: Então se eu não faço ou não faço o suficiente, outro mecanismo é ativado e os desejos externos dos “gregos” e “romanos” se manifestam e começam a guerra?

Resposta: Sim, para ajudá-lo a superar sua preguiça e ainda entrar na luta.

Pergunta: Como esse mecanismo funciona quando uma força externa é ativada repentinamente e uma guerra externa começa?

Resposta: Muito simplesmente. Imagine um ar-condicionado ou um fogão elétrico onde você define um determinado nível de temperatura e o termostato liga automaticamente. No nosso caso, esse autômato é chamado de “força central da natureza”, que nos desenvolve, e a cada momento devemos alcançar certos contatos uns com os outros.

A humanidade se desenvolve nos níveis inanimado, vegetal e animal de tal forma que cria contatos mútuos entre si: industrial, comercial e assim por diante. Este é o desenvolvimento material de nossa civilização.

Mas para o desenvolvimento de uma conexão sensorial, interna, da amizade ao amor, como se diz: “ame o próximo como a si mesmo”, aqui já é necessária uma participação clara das próprias pessoas na ajuda mútua, para que elas possam realmente subir do nível do ódio mútuo para o nível do amor. É muito difícil.

Então, um mecanismo adicional da natureza é ativado aqui, mostrando às pessoas o quanto elas mergulham no sofrimento se não estiverem empenhadas em criar boas conexões.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 14/05/21