“O Que É Egoísmo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É Egoísmo?

Egoísmo é o desejo de atrair vida ou forças vitais para si mesmo. Em sua base, a matéria do nosso mundo são diferentes níveis de egoísmo.

Nós, humanos, somos únicos porque, ao contrário do resto da natureza, não usamos nosso ego apenas para as necessidades mais básicas. Os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza recebem para si apenas a quantidade de alimento e energia de que necessitam para sua existência.

O egoísmo foi inserido apenas em nós humanos e nos leva a consumir excessivamente. Desfrutamos não apenas de ter o essencial da vida e até de algo extra – mas também gostamos quando outras pessoas carecem de algo e sofrem, ao contrário de nós. Isso nos dá uma sensação de realização ainda maior.

É por isso que consideramos apenas o ego humano como verdadeiramente egoísta em comparação com os outros desejos da natureza. Com exceção do ser humano, o egoísmo não se desenvolve em nenhuma parte da natureza. Por exemplo, um bezerro de um dia é como um touro adulto, ou seja, mesmo os representantes do nível animal completam suas vidas assim que nascem. Seu ego não se desenvolve, ao passo que nós, humanos, nos desenvolvemos por meio de um egoísmo crescente, ao longo de nossas vidas individuais, bem como ao longo das gerações. Cada geração progride devido ao seu egoísmo ser mais desenvolvido do que o da geração anterior.

Esse egoísmo nos empurra para o progresso civilizacional. No entanto, agora que alcançamos o último estágio do desenvolvimento humano, o egoísmo está nos levando a um beco sem saída. Já não sabemos para onde progredir e mergulhamos numa crise global em todas as esferas da nossa atividade.

Em essência, as forças da natureza compreendem um único sistema fechado – além de nós, humanos, que em nosso egoísmo consumimos mais do que o essencial de nossa vida. Precisamente nós, seres humanos, somos os elementos desequilibrados da natureza, pois usamos mais do que precisamos para existir. É por isso que apenas nós, humanos, somos os únicos elementos da natureza que prejudicam outras pessoas, bem como os outros níveis da natureza.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006.
Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.