O Papel Da Tecnologia Nas Relações Humanas

962.7Pergunta: Você diz que é necessário trazer os moradores da cidade a um certo grau de integração porque a natureza está nos levando a isso.

Que tipo de integração é essa? É quando pessoas muito diferentes ainda têm algum grau de conexão umas com as outras? Você pode explicar o que você quer dizer com conexão entre moradores da cidade?

Resposta: A conexão entre as pessoas não precisa necessariamente ser na cidade porque essa conexão surgirá do contato tátil direto, da comunicação física.

Hoje, vemos pessoas sentadas à mesma mesa em um café conversando entre si por meio do telefone. Elas se acostumaram a se comunicar por meio de um teclado.

Uma pessoa vê como os novos tipos de comunicação a afetam, ela se acostuma com eles e quer se conectar a outras pessoas por meio de algum tipo de dispositivo que irá fornecer-lhe simultaneamente todos os tipos de dados, imagens e tudo o que ela quiser, para que possa diversificar o contato mútuo com inserções musicais, etc.

Ou seja, os relacionamentos entre as pessoas passarão cada vez mais pelos sistemas que inventamos. Eles nos permitirão entender melhor uns aos outros e nos sintonizar.

E não vamos fugir disso para algum lugar da floresta, gritar e procurar conexões uns com os outros dessa forma.

A comunicação que existe entre nós hoje por meio de todos os tipos de dispositivos irá melhorar e nos ajudar a nos comunicarmos com mais rapidez. Em geral, pegaremos as coisas boas que temos agora e tudo o que não for necessário será gradualmente esquecido e removido.

Pergunta: Você acha que uma pessoa está se movendo mais em direção à comunicação através da Internet e usando dispositivos com algum tipo de limitação física?

Resposta: E o que podemos dar um ao outro com nossas limitações físicas? Que eu devo necessariamente ver uma pessoa? Talvez eu esteja em contato com ela onde não preciso vê-la ou ouvi-la. Devo chegar a algum tipo de conexão com ela, mas para que seja o mais completo possível e na forma em que quero que seja recebido. Pode ser diferente para cada pessoa.

Acho que nossos dispositivos estão cada vez mais nos levando ao fato de que queremos estar mais conectados uns aos outros internamente. Então veremos que eles também não nos ajudam nisso. Eles apenas nos levam a esta decisão.

Além disso, uma conexão puramente física entre nós também não dá nada. Não decide nada entre pessoas ou governos. Pelo contrário, leva-nos a mentir para os outros, a distanciar-nos deles, apesar de não demonstrarmos isso exteriormente.

De “Conversas”, 09/06/21