Estágios De Mudanças Do Desejo

746.01Pergunta: Do ponto de vista da Cabalá, a criação é o desejo de receber. O desejo não tem lugar. Portanto, na Torá, estamos falando sobre o desenvolvimento do mesmo desejo, que está constantemente passando por algum tipo de transformação.

Está escrito: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra era informe e vazia”. Qual é esse estado inicial que a pessoa descobre em si mesma, a terra, o desejo que era informe e vazio?

Resposta: Uma pessoa não sabe como trabalhar com seus desejos. Ela tem apenas um desejo inicial de atingir sua raiz espiritual, mas o que fazer e como trabalhar com ele, ela não sabe. Portanto, para ela, tudo é nebuloso: informe e vazio.

Pergunta: O que significa a “inundação” que aconteceu depois?

Resposta: Esses são todos os estágios do despertar de uma pessoa para um trabalho espiritual consciente e claramente direcionado.

“Dilúvio”, “Babilônia”, “Canaã”, “Egito”, “terra de Israel” – esses são os estágios de uma mudança gradual de desejo em uma pessoa em todos os graus inanimado, vegetativo e animado até que ela chegue à completa equivalência de forma com o Criador.

Pergunta: A terra de Israel é o estágio final?

Resposta: Sim, mas na verdade não podemos alcançá-la ainda. Viemos a esta Terra e ela, como se diz, nos expulsa.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 21/05/21