Escada Para As Alturas Da Criação

249.03Quando começamos a estudar Cabalá, nos sentimos confiantes, mestres de nossas vidas que sabem o que fazer. Mas depois de estudar por um tempo, de repente perdemos essa confiança. E isso é dado a nós de propósito, não como uma consequência direta do estudo da Cabalá, mas como resultado de uma atitude nova e mais séria do Criador para conosco.

O Criador quer que eu conecte toda a minha vida apenas a Ele, ou seja, passe pela vida me agarrando a duas forças. Uma força é o conhecimento deste mundo, ou seja, a capacidade de organizar sua vida material normalmente como deveria ser. Mas, ao mesmo tempo, devo ir com a força da fé, que é espiritual.

Toda a sua atitude deve ser dividida em duas partes distintas: a atitude para com a vida espiritual e para a vida material. No que diz respeito à existência material, devo procurar estar o mais calmo possível para não transferir a tensão e a insatisfação que sinto com meu progresso espiritual.

Este é o nosso trabalho, e se uma pessoa souber colocar corretamente tudo no seu lugar, ela avançará muito rapidamente na espiritualidade. Precisamos entender que a vida material nos é dada não apenas para prover o pão de cada dia, mas como um complemento integral para o avanço espiritual. Somos obrigados a nos desenvolver tanto no plano material quanto no espiritual e, no final, tentar conectar os dois mundos.

Você verá como tudo se encaixa bem. Meu professor Rabash trabalhou em um canteiro de obras como montador, operário de concreto, depois sapateiro e funcionário de escritório. Ele aceitou qualquer emprego que pudesse porque não era fácil conseguir um emprego naquela época. A pessoa deve trabalhar, se casar, sustentar uma família e tentar equilibrar tudo. É com o equilíbrio certo de todas as áreas da vida que uma pessoa pode progredir de forma otimizada.

Mas, em qualquer caso, levará anos porque vindo deste mundo mais baixo e pior, nós mesmos construímos gradualmente uma escada para alcançar o topo de toda a criação. E vocês já subiram um pouco essa escada, mas esses degraus ainda estão inconscientes, como um bebê que vive, mas não entende a sua vida, onde mora, para quê e por quê. Para entender isso, ele ainda precisa continuar crescendo. Mas um dia nós definitivamente cresceremos para isso.

Da 1a  parte da Lição Diária de Cabalá 15/06/21, “Avanço pela Superação”