“Encontrar Paz De Espírito” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Encontrar Paz De Espírito

A realidade de hoje nos dá poucos motivos para paz de espírito. A incerteza prevalece em todos os lugares e o futuro é sombrio. Parece que a melhor ideia seria encontrar uma pequena cabana no sertão australiano ou no extremo norte canadense com alguns animais de fazenda e esquecer o mundo. No entanto, é uma pena que a maioria de nós não possa fazer isso.

Aqui em Israel, pensamos que se não tivéssemos que lutar contra nossos vizinhos, tudo ficaria bem. Na verdade, porém, seria muito, muito pior! Nós, judeus, nos consumiríamos. No mínimo, parece que recebemos inimigos do alto para impedir que nos aniquilemos uns aos outros. Quanto mais nos odiamos, mais eles nos odeiam, o que por sua vez nos impede de destruir uns aos outros.

Isso é claramente insustentável. A única maneira de encontrar paz de espírito no mundo de hoje é aniquilar o ódio entre nós. O ódio mútuo está nos destruindo, destruindo nossos relacionamentos, nosso planeta e nosso futuro. Assim como atualmente estamos aprendendo a competir contra os outros o máximo que pudermos e nos esforçamos para chegar ao topo da pilha, devemos aprender a ser atenciosos e gentis.

Está tudo bem que não somos realmente assim; isso é apenas o começo. Mas se não começarmos a cultivar a preocupação, nunca a alcançaremos. Em vez disso, continuaremos a lutar e destruir uns aos outros até destruir a humanidade. Por outro lado, se começarmos a trabalhar com bondade, consideração e carinho, aprenderemos como nutrir essas qualidades dentro de nós. No processo, mudaremos toda a humanidade não apenas em nossa geração, mas também para a posteridade. Nunca tivemos uma geração cujos membros fossem genuinamente gentis uns com os outros. Se criarmos o precedente, será muito mais fácil manter essa atitude pró-social, pois testemunharemos seus benefícios.

Pensamos que somos seres separados, mas não somos. Na verdade, estamos todos conectados e influenciamos uns aos outros, quer percebamos ou não. Se infundirmos má vontade na humanidade, também nos prejudicaremos, mesmo que o façamos para nos proteger dos outros. Por outro lado, se infundirmos bondade no sistema, a bondade se espalhará por todo o sistema e retornará para nós. E se todos nós fizermos isso uns com os outros, nos despediremos dos problemas.

A chave para encontrar paz de espírito não é fugir da sociedade, mas melhorá-la para que todos se concentrem em dar paz de espírito aos outros. Só assim, através de um sistema de responsabilidade mútua, encontraremos uma paz de espírito duradoura, sólida e alegre na vida, agora e no futuro.