Vamos Destruir Todo O Mundo Da Violência

962.1Comentário: Oleg escreve: “Depois de assistir ao seu clipe sobre como se relacionar com o mal, não sei o que pensar. O que significa destruir o mal? Nesse caso, você poderia comentar a letra de uma canção famosa [traduzida do russo]: ‘Vamos destruir todo o mundo da violência e então construiremos nosso novo mundo, quem não era ninguém – ele se tornará tudo!’”

Resposta: Isso está errado. Não precisamos destruir nada; precisamos adicionar, construir, sobre o passado: o amor cobrirá todos os crimes. Acima de todos os problemas e deformidades do mundo passado, só precisamos cobri-los com uma atitude gentil e amorosa.

Se destruirmos, tornamos isso duas vezes pior. Isso é exatamente o que temos agora.

Pergunta: Como você faz isso? Como você cobre com amor?

Resposta: Nunca devemos tocar no mal! Não devemos tentar aumentá-lo ou diminuí-lo. Devemos apenas construir bondade sobre ele. Conecte-se um com o outro em bondade. E o mal existe para nos levar a isso. Ou seja, de repente começaremos a descobrir que o mal nos força a fazer o bem.

Pergunta: Então, o mundo da violência permanecerá?

Resposta: Não, não vai permanecer. Afinal, já estamos comprometidos com outra coisa. Já estamos construindo o bem! Mas sobre o antigo mal. Criaremos o mundo do bem acima do mundo da violência. Caso contrário, estaremos apenas destruindo.

Comentário: E quanto à próxima frase: “Quem era ninguém – ele se tornará tudo!”

Resposta: Aquele que não era nada realmente se torna aparentemente tudo. Mas por dentro, ele não permanece nada. Isso em primeiro lugar.

Em segundo lugar, que tipo de mundo você construirá se não levar em consideração o mundo egoísta do passado que você destruiu? Você precisa pegá-lo e construir um novo mundo a partir dele, sobre ele, apesar dele.

Pergunta: E aquele que não era nada e é assim que ele se sentia, que ele não era nada, tão deprimido e desesperado, quem ele se torna se pode realmente se elevar acima de seu estado? Ele pode se tornar tudo?

Resposta: Ele pode se tornar tudo. Isso depende apenas da avaliação de suas ações.

Pergunta: Como ele deve avaliá-los?

Resposta: Que ele constrói, ele faz, ele cria. Isso não significa que ele se torna o Chefe de Estado e começa a destruir tudo e todos. Isso sugere que pessoas sérias e inteligentes como o Professor Preobrazhensky, do “Heart of a Dog”, devem entender o que estão fazendo e perceber que tipo de mundo estão construindo.

Comentário: Se uma pessoa não sente nada, como pode se tornar tudo?

Minha Resposta: Por sua atitude para com o mundo, sua atitude para com seus atos. Se ela constrói, ela se torna tudo. Não depende de quantas pessoas ela mata, despoja e deporta ao longo do caminho. O novo mundo não é construído preparando listas de execução. Você não pode construir nada com isso.

Como resultado, você constrói um sistema que será uma maldição pelos séculos que virão. Você quebra as pessoas, quebra o sistema, quebra o país, meio mundo, planta seus valores egoístas em todos os lugares. Você acha que eles são inabaláveis.

Pergunta:  Tudo tem que começar com a educação?

Resposta: Claro.

Pergunta: O que essa educação deve incluir? Que uma pessoa entende como ela é?

Resposta: A pessoa entende que nada precisa ser destruído, mas sim construído. O novo é sempre construído sobre o antigo. Essa coisa nova criada a partir da velha cresce a partir da velha. Já se manifesta como um acréscimo ao antigo. Ou mesmo que o antigo seja negado, mas o novo cresça a partir dele corretamente, ele não destrói nada.

Pergunta: Muitos chamam o grande Cabalista Baal HaSulam de comunista. O que ele quis dizer com comunismo?

Resposta: Conexão de todos sem distinção. Este foi o primeiro sinal de comunismo para ele. Depois, claro, cuidar de todos sem exceção: dar trabalho, moradia, tudo o que uma pessoa precisa.

O mais importante é a conexão correta e justa das pessoas entre si em termos de igualdade.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 18/02/21