Uma Longa Estrada Para Jerusalém

919A Cabalá diz que cada objeto aqui neste mundo corresponde à raiz superior do mundo espiritual. A Jerusalém espiritual é o ponto de conexão entre o desejo egoísta de uma pessoa que precisa de correção e o desejo de doar da força superior, o Criador. Portanto, é chamada de cidade perfeita, a cidade da paz.

Assim como uma pessoa que vai para Jerusalém não pode ser considerada como estando nesta cidade, mesmo que já tenha percorrido 80% do caminho, também uma pessoa que deseja alcançar a correção, a revelação do Criador, um senso do mundo espiritual, passa por muitos estados diferentes, até que finalmente atinge o último estado, o estado de entrar em Jerusalém, para um lugar próximo ao Monte do Templo. Então ela pode dizer que está no coração de Jerusalém.

Isso nos mostra que precisamos colocar muito esforço em nossas vidas para alcançar a revelação da Shechiná, o Criador, a força espiritual superior, e somente no último estado é que finalmente chegamos a isso. Isso é simbolizado pela estrada para Jerusalém, que pode ser muito longa, milhares de anos, muitos quilômetros, mas no final chegaremos à meta.

O Baal HaSulam não gostava da Jerusalém moderna e a chamou de lugar de Klipot, forças do mal. Mas, no futuro, Jerusalém deve se tornar uma cidade sagrada.

O Rabash também criticou Jerusalém como um lugar onde todas as religiões do mundo, todos os tipos de correntes, motins e ódio entre si colidiam. Esperemos que essa face temporária de Jerusalém mude em breve.

Portanto, a atitude para com Jerusalém depende da cidade de que estamos falando: a Jerusalém material ou espiritual, a de hoje ou a que deve surgir no futuro.

Eu nasci longe de Jerusalém. Meu avô, que era um homem muito religioso, me falou muito sobre esta cidade com grande apreensão. Eu tinha apenas seis ou sete anos, mas senti como ele estava ansioso para chegar aqui e se conectar com este lugar. Só de falar sobre isso era um grande prazer para ele. Mas ele nasceu no exílio e morreu no exílio, nunca tendo visto Jerusalém.

Quando fui imigrado para Israel e fui para Jerusalém pela primeira vez, entrei pelo portão da cidade velha, senti como se ele estivesse me acompanhando, e eu estava realizando o sonho do meu avô. Foi muito emocionante.

Esperemos que Jerusalém recupere seu título de “Cidade Perfeita” e que revelemos o Criador às criaturas nela para que “todos O conheçam do jovem ao velho”, pois “Minha casa será chamada de casa de oração para todas as nações”. Acho que essa hora está próxima.

O Livro do Zohar diz que Jerusalém é como um coração em um organismo comum e, portanto, o mundo não pode existir sem ele, assim como é impossível viver sem um coração. Jerusalém é o centro de toda realidade material e espiritual, o fundamento de toda a criação.

Eu espero sinceramente que possamos ver como as dez qualidades espirituais serão combinadas com o desejo material neste lugar. Quando essa conexão ocorrer, isto é, quando eles alcançarem a equivalência no ponto de conexão, nosso mundo receberá alimento, nutrição com forças e preenchimento do mundo superior. Isso afetará todas as religiões e crenças, e todos chegarão ao estado em que se diz: “Minha casa será chamada de casa de oração para todas as nações”.

De KabTV, “A Paz”, 27/04/21