“Respeito E Desrespeito Nos Relacionamentos” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Respeito E Desrespeito Nos Relacionamentos

Os relacionamentos podem ter sucesso ou falhar em relação ao respeito e desrespeito. Quando desrespeitamos, isso pode fazer a pessoa afetada querer morrer ou matar. Mas o que significa respeitar alguém? Como o respeito afeta nossas conexões? Além disso, como devemos tratar nossos filhos em relação ao respeito, e o que devemos exigir deles?

Cada um de nós tem conjuntos de valores com os quais avaliamos as pessoas ao nosso redor. Nós os classificamos como altos ou baixos e, portanto, as tratamos com respeito, desrespeito e em qualquer lugar dentro dessa gama. Quando queremos construir um relacionamento sólido e saudável, o respeito mútuo é um dos elementos mais importantes.

Todos nós temos coisas que apreciamos mais ou menos nos outros, e os outros olham para mim por meio de seus próprios conjuntos de valores. Para nos conectarmos corretamente, devemos aumentar o valor das coisas positivas em nossa conexão e diminuir o valor das coisas que atrapalham nossa conexão. Uma boa conexão é construída em concessões mútuas, o que gera em nós o respeito pela própria conexão.

Por outro lado, o desprezo apaga o eu de uma pessoa. Faz com que a gente sinta que ela não existe, ou não merece existir. É por isso que ninguém suporta ser desrespeitado ou ridicularizado.

De forma inata, cada pessoa sente que só ela importa. Se alguém insiste em ter mérito além de mim, é como se esse mérito viesse às minhas custas. Por esse motivo, quando construímos um relacionamento, é importante não romper os limites da outra pessoa ou menosprezar a personalidade dela. Podemos discordar de outros em certos pontos, mas não devemos mostrar desrespeito, pois isso diminui o valor deles como indivíduos. Devemos lembrar que, no final, nós dois somos egoístas e ambos estamos tentando encontrar um terreno comum no qual possamos nos conectar.

A melhor maneira de evitar magoar os outros é pensar em como podemos respeitar e valorizar os outros. Geralmente, não devemos pensar em como evitar o negativo, mas em como aumentar o positivo. Portanto, devemos constantemente mostrar respeito, apreço e amor. Você pode ser diferente de mim, mas construo pontes de amor acima disso, pois valorizo ​​a conexão com você mais do que qualquer coisa. Para te fazer feliz, estou disposto a fazer grandes concessões e quero dar-lhe um exemplo e ver a mesma abordagem de você.

Nos relacionamentos entre pais e filhos, também existe a complicada questão do respeito mútuo. Por outro lado, se um pai não respeitar um filho, isso vai arruinar a autoestima do filho, o que pode resultar em insegurança para a vida. Por outro lado, os pais não devem demonstrar amor incondicional; é importante que exijam respeito dos filhos, ou os filhos podem desrespeitá-los, às vezes até ao ódio.

Respeito significa que você confia na criança, acha que ela é responsável e abre espaço para que a criança se desenvolva de forma independente. Não faça pela criança o que ela pode fazer sozinha; e até um pouco mais do que isso, para que a criança veja seus limites.

Exigir respeito dos filhos é uma condição que lhes permitirá ter mais sucesso na vida. Os filhos que respeitam a opinião dos pais podem aprender com eles, receber orientação e absorver valores, orientação e outras coisas boas que somente pais amorosos podem transmitir aos filhos. Não exijo que meus filhos me amem de volta; eu só quero seu sucesso, felicidade e saúde. Isso é o que me fará feliz.

Portanto, se tentarmos respeitar verdadeiramente as outras pessoas, abrir espaço para elas dentro de nós, apreciá-las ainda mais do que apreciamos a nós mesmos, iremos gradualmente desenvolver em relação a elas aquele sentimento indescritível chamado “amor”. Então, descobriremos que este é o sentimento mais sublime, que está na base da Criação.