“Quais São As Limitações Da IA?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São As Limitações Da IA?

A IA (Inteligência Artificial) será capaz de fazer muito, mas seu limite final é que nunca será capaz de ser como um ser humano em desenvolvimento. É impossível, porque existe uma força superior da natureza que está acima de nós, humanos, que nos criou e que não pode ser programada. A IA nunca seria capaz de perceber o nível dessa força superior, porque exigiria uma certa conexão a ela que falta na IA. A conexão com a força superior é um ponto dessa fonte que existe na pessoa. Este ponto é chamado de “uma parte da Divindade de cima”.

Este ponto é um desejo minúsculo entre todos os nossos desejos, que está conectado a uma natureza altruísta superior, de amor e doação. Não podemos programar a tecnologia para desenvolver esses tipos de qualidades, assim como não podemos programar desejos. Tudo o que podemos programar são ações que se originam desses desejos, mas não os próprios desejos.

Os programadores que trabalham com IA explicam que podemos construir sistemas inteligentes que aprendem e se desenvolvem ao longo do tempo, tornando-nos muito mais inteligentes do que como os construímos inicialmente. No entanto, há uma limitação que a IA nunca será capaz de ultrapassar: ela nunca se tornará verdadeiramente sensível. Ela poderia realizar várias ações que a tornariam aparentemente sensível, mas nunca será verdadeiramente capaz de sentir, porque o sentimento pertence ao desejo.

A tecnologia não pode sentir ou ser feita para sentir. Ela poderia simular sentimentos, mas os verdadeiros sentimentos escapariam. Portanto, toda IA ​​permanecerá robótica no final. Seu cérebro e suas reações têm potencial para torná-lo um trilhão de vezes mais inteligente ou mais útil do que as pessoas. As pessoas, no entanto, acabarão no topo, contanto que não programemos a IA para nos liquidar.

Para garantir um futuro melhor para nós, teremos que chegar à conclusão de que a IA e outras novas tecnologias não importam. O que importa é o desenvolvimento da alma. Ao desenvolver o ponto dentro de nós que tem o potencial de se assemelhar à força superior de amor, doação e conexão, desenvolvemos algo que é verdadeiramente único e que tem o poder de melhorar, aprimorar e até mesmo atualizar nossas vidas.

A natureza sempre será mais suprema do que qualquer IA ou outra tecnologia que criamos. Quando aprendermos que a própria natureza – a força de amor, doação e conexão – não tem interesse em nos envolvermos com IA, mas que ela tem apenas uma demanda para nós: nos tornarmos semelhantes a ela e perceber a total harmonia, felicidade, paz, confiança e amor que vêm de nossa conquista dessa semelhança.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Andrea De Santis no Unsplash.