Para Se Tornar Semelhante Ao Criador

237Comentário: O ato da criação, “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, corresponde ao mandamento “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

Minha Resposta: Estamos muito próximos aqui da revelação do Criador às pessoas. Você deve examinar e analisar exatamente o que o Criador é, que tipo de força Ele é.

É o reconhecimento do mal da própria natureza, a ascensão de uma pessoa acima de si mesma para que seus sofrimentos e prazeres não prevaleçam sobre a verdade e a falsidade nela. A verdade sempre deve ser mais elevada do que o maior sofrimento. Isso é verdade ou falsidade.

Quando posso verificar se estou me apegando à verdade? Em meu coração posso sentir prazer ou sofrimento, e em minha mente percebo tudo como verdadeiro ou falso.

O mais importante é que a verdade, isto é, o avanço em direção ao Criador, em direção à verdade, à luz, ao infinito, deve ser superior à falsidade, aos sofrimentos e aos prazeres. Nada pode me tirar desses três estados em relação à verdade. É quando tudo é medido corretamente. Então, “não dirás falso testemunho” é realizado. Você sabe com certeza que está se autoexaminando corretamente, que é seu próprio juiz, sua própria testemunha.

Pergunta: O “falso testemunho” é possível em sentimentos? No nível da verdade e da falsidade, pode ser o oposto?

Resposta: Sim. Então este mandamento é dividido em muitas outras qualidades: faça seus próprios julgamentos, coloque guardas em todos os seus portões para não se desviar do objetivo correto.

Pergunta: Eu estabeleço esse controle dentro de mim?

Resposta: Sim. Portanto, dizemos que os Dez Mandamentos são quebrados em muitas partes, como qualquer lei.

Comentário: Por que no ato da criação se diz “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”?

Resposta: É somente desta forma que você se torna semelhante ao Criador: quando de todas as suas qualidades você reúne, pouco a pouco, qualidades corretas em relação ao ódio e amor, verdade e falsidade, prazer e sofrimento. O principal é que existe verdade e, a partir dessas partículas de verdade, você cria a imagem do Criador a partir de si mesmo.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 11

Comente