“O Que Acontece Em Shavuot?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Acontece Em Shavuot?

Em Shavuot, celebramos a entrega da Torá. É o dia em que aqueles chamados “Israel”, ou seja, que são direcionados “diretamente a Deus” (“Israel” vem das palavras “Yashar Kel” [“direto a Deus”]), receberam a Torá – o método de desenvolvimento espiritual através do livre arbítrio, em oposição ao desenvolvimento sob um programa inconsciente de desenvolvimento pela força superior.

Por meio de tal descoberta, o povo de Israel se tornou capaz de perceber e sentir a realidade plena – a força superior de amor e doação – e a si mesmo dentro desta realidade. Em vez de dar passos inconscientes no escuro e não saber o que realmente encontram ou porque, eles decidem direcionar seu próprio desejo com o objetivo de revelar a imagem completa da realidade, e eles próprios fazem essa determinação em vez da força superior fazendo isso para eles.

Em Shavuot, celebramos nossa capacidade de compreender, sentir e atingir a força superior que atua dentro de nós e adquirimos a capacidade de nos identificar com seus atos. Esta força superior, que também é chamada de “o Criador”, “Natureza” e vários outros nomes na sabedoria da Cabalá, opera quer nos identifiquemos ou não com ela. No entanto, ao alcançar como a força superior atua sobre nós através do desenvolvimento de nosso próprio desejo por ela antes que a própria força superior desperte tal atitude em nós, expressamos nosso amor pelo Criador. Na sabedoria da Cabalá, isso é considerado como “liberdade do anjo da morte”. (O “anjo da morte” representa o ego humano que nos faz inconscientemente nos direcionar para a realização corpórea às custas de outras pessoas e da natureza).

Podemos, então, expressar nossa própria visão do propósito da criação e nosso caminho até ela. Embora não possamos escolher qualquer outro propósito ou caminho para isso, uma vez que eles são predeterminados, nossa liberdade em tal processo é nossa própria participação nele, nossa própria decisão, escolha e presença para participar do processo. Caso contrário, não temos liberdade. A força superior nos deu a chance de participar livremente da criação. Isso significa que afirmamos a nós mesmos e a nossa independência, o que acontece na medida em que nos identificamos com a força superior. Este é o verdadeiro significado de se tornar um ser humano (“Adão” [“humano” em hebraico], das palavras “Domeh le Elyon” [“semelhante ao Altíssimo”]).

Com base na 1ª parte da Lição Diária de Cabalá em 29 de maio de 2011, artigo 40 do Shamati , “A Entrega da Torá”.
Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.