O Povo De Israel Antes E Depois De Receber A Torá

933Pergunta: Qual é a diferença entre povo antes e depois de receber a Torá no Monte Sinai?

Resposta: Antes de receber a Torá, o povo é considerado apenas uma reunião de pessoas.

Pergunta: Mas por quê? Afinal, eles já eram chamados de “israelitas” no Egito?

Resposta: Eles eram chamados assim por sua aspiração natural. Mas o que isso significava, eles não sabiam e não entendiam. Portanto, não há nada a dizer sobre seu estado espiritual, era apenas mínimo.

Eles parcialmente começaram a se sentir no cativeiro egoísta durante a segunda metade de sua estada no Egito e mais tarde em suas tentativas de sair dele.

Mas quando eles se aproximaram do Monte Sinai, eles foram confrontados com a necessidade de aceitar a Torá, a força superior, a qualidade de doação e amor, e começaram a usar essa qualidade para se corrigir, então eles gradualmente revelaram o sentido da luz da Torá.

A luz deve transformar a natureza humana em todas as suas 620 qualidades egoístas de “receber para si”, autogratificação, para a qualidade de doação, a fim de agradar e preencher os outros.

Assim, inicialmente, Abraão reuniu pessoas ao seu redor que simplesmente se esforçaram pela qualidade de doação. Portanto, elas foram chamadas de “Israel” (Yashar-El), direto ao Criador.

Então elas começaram a examinar a si mesmas, seu egoísmo, o que significa que “entraram no Egito”. Só depois de deixar o Egito começou a correção de seu egoísmo e a Torá foi dada, instruções para sua correção. Essa é a diferença entre o povo antes e depois de receber a Torá.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 09/04/21